sexta-feira, 25 de março de 2011

Portugal Geográfico


TÍTULO: PORTUGAL GEOGRÁFICO

AUTOR: Suzanne Daveau
EDITOR: Edições João Sá da Costa
4ª edição 2005

COTA: 913 DAV

SINOPSE:

Livro com uma apresentação original, com a organização da matéria em duplas páginas, cada uma das quais dedicada a um só tema, independente, ainda que a ordem de apresentação corresponda a uma sucessão lógica. O livro pode assim utilizar-se em completa liberdade, ao sabor do interesse de cada um, sendo o leitor ajudado na sua escolha dos temas e no seu percurso pessoal pelas numerosas referências remissivas intra-textos, pelo Índice Geral do começo do livro e o Índice Temático do final.

É uma obra com uma exposição simples que permite a qualquer cidadão entender o próprio país.Utiliza uma linguagem clara, dando um lugar relevante à ilustração, da qual o texto não é mais, em vários casos, que um comentário. Dominam os mapas de desenho simplificado, que sintetizam a informação sobre determinado aspecto.

Portugal Geográfico abre na primeira parte, com a apreciação da posição do País no Mundo. Analisa-se o significado da sua situação planetária tanto no quadro do seu ambiente natural como das relações entre os homens.

Na segunda parte apresenta-se o enquadramento próximo de Portugal, nas duas vertentes peninsular e atlântica, e procura-se entender como surgiu e se individualizou a forte e persistente unidade nacional que o povo português elaborou.

A terceira parte é consagrada à diversidade interna do território e ao modo como os vários elementos do País se interligaram em conjuntos regionais de tipos diferentes, mais ou menos articulados e estáveis.

A quarta parte trata da vida rural e das suas marcas na paisagem, ou seja das formas e estruturas mais persistentes da fisionomia do País.

Finalmente, a quinta parte do livro é consagrada às áreas e aos eixos urbanizados.A sua estrutura é em parte herdada do passado mas conhece uma rápida e constante transformação, que decorre das importantes funções que estes espaços dinâmicos desempenham.

professor Mário Rui Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário