sexta-feira, 18 de março de 2011

Balanço (2)




Professores requisitam mais 69,1% do que em 2008-09

Os alunos sempre foram utilizadores habituais da biblioteca preferindo utilizar a Zona Informática em detrimento da Zona de Leitura Geral que representa 40% da utilização da biblioteca. Esta situação justifica-se porque eles são “nativo-digitais”, filhos de um tempo em que a informação se encontra essencialmente em linha.

Até ao ano lectivo 2008-09 a adesão dos professores à utilização da biblioteca e seus recursos era fraca. Por este motivo, o total das suas requisições para aula e domicílio durante o 1.º Período, correspondeu a 7,2% do total das requisições da biblioteca.

No ano lectivo seguinte e em igual período de tempo as requisições dos professores subiram ligeiramente para 10,7%.

Em 2010-11, o volume total de requisições dos professores ascendeu os 77, 3% (com Kits incluídos) e os 14,7% (sem Kits incluídas). Este acréscimo tão significativo é compatível com as requisições efectuadas no 2.º e 3.º Períodos do ano lectivo anterior que registaram mais 54,9% (com maletas incluídas) de requisições do que em igual período de 2008-09.

Esta situação evidencia uma clara integração dos recursos e serviços da biblioteca nas actividades lectivas e o reconhecimento de que a biblioteca ajuda os professores a ensinar, para além de ser um centro de aprendizagem e conhecimento dos alunos.

professora Liliana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário