Avançar para o conteúdo principal

Gigantes



Aqui está um livro que qualquer biblioteca escolar deve ter. Isto porque é um livro que contém cinco obras que mudaram a nossa visão sobre o mundo.
Aos ombros de Gigantes, de Stephen Hawking, é uma obra que nos aproxima das figuras que mais pensaram sobre o mundo que nos rodeia. Tem textos sobre a vida e obra de Copérnico, Galileu, Kepler, Newton e Einstein, bem como uma tradução Portuguesa das principais obras destes autores como:
- As revoluções das orbes Celestes de Nicolau Copérnico;
- Diálogos sobre as duas novas ciências de Galileu Galilei
-Harmonias do Mundo de Joahannes Kepler
- Princípios Matemáticos da Filosofia Natural de Isaac Newton;
- O Princípio da Relatividade de Albert Einstein

Quando pensamos em nós, qual o nosso papel neste pequenino e ínfimo ponto do Universo, podemos crer que não somos os únicos, já alguns dos nossos antecessores pensaram sobre o nosso pequeno grande Mundo, e mais, deram-nos uma visão de como o Mundo se gere. E esta obra reúne de uma forma simples cinco personagens que não só pensaram, como criaram leis que nos ajudam a entender a nossa posição no Universo.
O título desta obra deve-se a Newton. De facto, foi ele que um dia afirmou:
“Se vi mais longe, foi porque estava aos ombros de gigantes”.
Estes gigantes são precisamente Galileu e Kepler, e estes por sua vez estiveram aos ombros de um outro gigante que foi Copérnico, e podemos também dizer que Einstein se empoleirou então nestes quatro grandes pensadores para progredir no seu conhecimento.

Este livro reúne então as obras principais destes gigantes que nos mostraram a nossa posição no Universo.
E como o professor Carlos Fiolhais diz no prefácio do livro:
Este é um grande livro, a todos os títulos. É grande não apenas no tamanho, mas é grande por reunir num só volume as maiores ideias dos maiores génios que a Humanidade jamais teve. Este volume condensa aquilo que o Homem foi sabendo a respeito do mundo físico ao longo de quinhentos anos. O último meio milénio proporcionou um avanço enorme à física, um avanço conseguido por gigantes. Resta-nos sonhar com o próximo meio milénio: a «pirâmide» humana vai decerto continuar a subir…”

Concordo plenamente com o professor Carlos Fiolhais, e creio que, é importantíssimo termos uma obra destas na nossa escola, não só para os professores se documentarem, como também, para os alunos poderem ter nas mãos as obras primas dos grandes pensadores dos últimos quinhentos anos da nossa existência.

professora Maria Manuel Marques da Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1