Avançar para o conteúdo principal

Aparências



As aparências iludem e podem conduzir-nos a erros de juízo.


No nosso meio, nos dias que correm, damos por nós a construir do outro uma imagem em função da aparência, das atitudes, dos valores … que consideramos ser os mais lícitos, porque são os nossos. No nosso egotismo desmesurado, incorremos em juízos preconceituosos, julgamos o nosso semelhante à nossa imagem e esquecemo-nos de que a diferença não pode ser simplesmente encarada como sinal de desprestígio ou de inferioridade.

É necessário termos a humildade suficiente para aprender a valorizar a diferença como algo enriquecedor do ponto de vista do crescimento intelectual e artístico. É forçoso que encaremos o nosso semelhante sem tecer a priori juízos de valor, sob pena de nos vermos privados de momentos de grande beleza interior …

Num tempo em que nos escondemos por detrás das aparências e nos consumimos a obter evidências para mostrar aos outros aquilo que somos, aqui fica o exemplo de que, por vezes, as aparências podem iludir e conduzir a erros de juízo.

Sejamos sensatos, tolerantes e aprendamos a valorizar a diferença! Não sejamos preconceituosos!

professora Teresa Lucas



Comentários

  1. Espectacular! Foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando vi este vídeo. Mas ao mesmo tempo foi muito triste o comentário daquele júri, que achou que o rapaz não sabia do que falava!
    As aparências podem sem dúvida iludir e este rapaz é a prova real disso!

    Cláudia Silva

    ResponderEliminar
  2. As aparências enganam isso é um facto, e todos nós sabemos. Mas descobri-la e encara-la quando ela está à nosso frente é o mais difícil.

    E isso foi o que o júri não fez, só pelo facto de o rapaz não aparentar algo não quer dizer que não esteja a altura de enfrentar o desafio que este próprio se tinha infligido. E mesmo não sendo uma especialista neste assunto, todo o esquema que FORA COMPOSTO POR ELE foi sem dúvida arrepiante, levando o júri a reconhecer o seu mérito.

    Iolanda Capelas

    ResponderEliminar
  3. em primeira analise que fiz sobre este video é que vivemos todos num mundo de preconceito, que o que interessa é o modo como se vestem, ou a maneira como aparentam ser, mas no fundo as coisas nem sempre sao assim , nao podemos avaliar um presente pelo embrulho, temos de observar antes de fazer algum juizo sobre esta.
    Os juris foram de todo incorrectos, e descriminatorios para com o rapaz, que no final os fez chorar, com a sua maravilhosa actuaçao.
    estes juris deveriam ver a actuaçao antes de avaliar o que quer que fosse..
    Carolina da Luz 11h1

    ResponderEliminar
  4. Este vídeo quase parece uma adaptação para a dança do registo sensação que foi Susan Boyle nos ídolos ingleses.
    Com a generalização de concursos televisivos de caça-talentos torna-se cada vez mais frequente o aparecimento de "supresas" num mundo tão "perfeito" e "estéticamente aprazível" que é a televisão onde quem tem as melhores roupas e maquilhagem acaba quase sempre por ser encarado como superior em relação a outros que apesar de não estarem tão bem mascarados daquilo que realmente não são acabam por, merecidamente, apresentarem-se ao mundo com o que realmente deveria importar nestes "reality shows": o talento! Mais mérito ainda têm por não precisarem de aumentar a probabilidade de passarem à próxima fase por alimentarem os olhos do júri pelos belos conjuntos que trazem vestidos.

    Mais uma grande lição para a nossa sociedade que, infelizmente, ainda vive quase e exclusivamente em função de aparências.

    Paulo Gaspar

    ResponderEliminar
  5. na minha opiniao o que eu penso é que ninguem pode descriminar quem quer que seja, pois no fundo somos todos iguais.. este rapaz dançava maravilhosamente bem e no fundo o juri levaram " uma estalada sem mao " estavam a gozar com ele, e no fundo ele sabia muito bem o que ia fazer.
    mafalda camoes, 11h1

    ResponderEliminar
  6. Como disse a Cláudia , isso é mesmo espetacular !
    As aparencias iludem ? Sim , isso é oque sempre ou quase sempre acontece.
    Não podemos julgar ningume que seja perante sua fisionomia porque o acto das pessoas está no coraçaõ , na mente, na fé , e principalmente na coragem de quem tem um objectivo de vida , que é o caso do John Lennon que é um rapaz humilde , e que só segue seus sonhos , e naminha opinião é mesmo assim que as pessoas devem ser !
    Quem critica será criticado , assim é na "lei do retorno" (tudo que vai volta) .
    Esse rapaz merece tudo de melhor , ele é espetacular, e eu sendo também brasileira , tenho orgulho deste rapaz e vergonha do juri .

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que hoje em dia a primeira impressão é o que importa e já todos nós caímos no erro de fazer juízos de valor, pois as pessoas nem sempre são aquilo que aparentam ser, porque já se tornou automático. É bastante fácil criticar pela pessoa estar mal vestida. Estamos numa sociedade guiada pela moda, pelo consumismo. É nesta sociedade que estamos inseridos, logo se estamos bem vestidos, somos boas pessoas, se estamos mal vestidos somos más pessoas. E as vezes, são as pessoas mais simplesmente que demonstram muito talento. E é o que podemos ver nesse vídeo, ele foi para dançar, não para parecer bem vestido. Nunca nos devemos levar por aquilo que os nossos olhos veêm. Há sempre algo por detrás deles.
    Joana Aranda

    ResponderEliminar
  8. Vamos ser sinceros, todos os júris pensaram mal o avistaram "Mais um para não passar á próxima fase" pois fizeram de imediato os juízos de valor errados, se repararmos a júri do meio, fez um juízo de valor apenas por ele estar a usar aquela roupa. A verdade é que no mundo ainda existe preconceito de inúmeras formas, e a verdade é que a única maneira de ultrapassar tal coisa, é provarmos que somos muito melhores do que as outras pessoas pensam, e surpreende-las de melhor forma. O rapaz fez um excelente trabalho, o seu esforço, e a sua dedicação são visíveis depois de uma bela demonstração! Que continue com o bom trabalho e realize o seu tão desejado sonho!

    Patrícia Santos

    ResponderEliminar
  9. ao visualizar este video, concluo que a descriminação é cada vez maior. quando as pessoas falam em descriminação pensa-se logo em raças ou religioes, ou até mesmo pela classe social. mas neste video, vemos uma descriminação diferente, uma descriminação de aparência. acho este tipo de descriminação ridiculo pois as pessoas não é por se vestirem de uma maneira ou de outra que não são capazes de fazer as coisas, porque a sabedoria e o talento não estão nas roupas, mas sim na mente e no coração. este video fez ver a muita gente o quão ridiculas são a ter estas atitudes. cada vez existe mais descriminação, espero que um dia as pessoas vejam que por dentro somos todos iguais e que este tipo de descriminação é completamente desnecessário. na minha opinião esta representação foi magnifica :)

    Tânia Jacinto. Nº 22 11º H1

    ResponderEliminar
  10. A nossa sociedade tem um pensamento retrógrada. O exemplo disso é a descriminação que é feita neste vídeo, as pessoas olham demasiado para o exterior acabando por se esquecer que a verdadeira pessoa só é vista interiormente. Neste vídeo o talento do rapaz foi interrogado pelo júris devido à sua roupa banal e não própria para a audição. No entanto, o rapaz conseguiu demonstrar todo o seu talento aos júris impressionando-os.

    Tânia Reis. Nº 21 11º H1

    ResponderEliminar
  11. Acho que todos sabemos que vivemos numa sociedade bastante preconceituosa. o juri julgou de imediato este rapaz simplesmente pela forma como estava vestido. mas é um facto que ..as aparências iludem e não devemos julgar as pessoas seja pelo que for, mas sim, neste caso, observar primeiro. até porque afinal não foi o concorrente que chorou, mas sim o juri que se emocionou com a grandeza desta dança (que o próprio coreografou) e tambem com o grande esforço deste dançarino.com isto quero dizer, não devemos fazer juízos de valor sem primeiro tomar conhecimento das coisas, podemos ser fortemente surpreendidos.

    Rute Louro, nº20, 11ºH1

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1