terça-feira, 22 de março de 2011

Alfredo Bensaude



Realidades Presentes, Futuros Possíveis


Projecto concebido pela professora Helena Oliveira, no âmbito da coordenação dos directores de turma de 10ºano e da sua direcção de turma - 10.º C2, cuja primeira sessão, dedicada às profissões de Geotécnico e de Técnico de Informática, teve lugar dia 25 de Fevereiro, às 18:30 horas, na biblioteca, com a presença dos alunos da referida turma e respectivos encarregados de educação.

Foram convidados para dinamizar a actividade dois encarregados de educação de alunos da turma, o Geotécnico António Miguel e o Técnico de Informática Paulo Lopes, a psicóloga do Gabinete de Inserção Profissional, Dra. Sandra Barros e a professora bibliotecária, Liliana Silva.

Os encarregados de educação convidados começaram por descrever o seu percurso profissional e as áreas da sua intervenção:

A Geotecnia constitui uma profissão recente em Portugal que observa o comportamento dos solos e materiais (deformação, rigidez, resistência…), procurando manter a qualidade e segurança e modernizar as obras públicas (aterros, aeroportos), os recursos hídricos (barragens), os transportes e vias de comunicação (metro, túneis) e a habitação. Constitui também uma área que desenvolve estudos e pareceres (cartas de risco) e investigação para um melhor aproveitamento dos recursos e diminuição do risco das construções.

Num mundo dominado pelo poder da informação e do conhecimento, a profissão de Técnico de Informática ocupa uma importância crescente, designadamente nas seguintes áreas: preservação e salvaguarda de dados - a capacidade global de armazenamento de informação ultrapassa os 300,000,000,000,000 megabytes (se fosse guardada em CD-ROM formaria uma pilha que ultrapassaria a distância da Terra à Lua); segurança, já que os dados disponíveis são dotados de uma forte mobilidade, circulando por ambientes de difícil controlo; transformação de toda a informação disponível em conhecimento útil para os objectivos do utilizador.

A Dra. Sandra Barros apresentou os diferentes percursos formativos existentes nas áreas da Geotecnia e de Técnico de Informática e mostrou os caminhos possíveis para estas profissões. No âmbito da formação de Geotécnico, não existe propriamente um curso técnico a seguir, mas, sim, cursos profissionais na área da Cartografia e dos Sistemas de Informação Geográfica; a nível universitário, esta profissão enquadra-se nos cursos de Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Minas e Geologia. No âmbito da formação de Técnico de Informática existem percursos formativos de nível profissional 3 e 4 nas áreas de Programador de Informática/Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes e de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Ao nível do ensino superior, a Dra. Sandra Barros mencionou os cursos e respectivos processos de candidatura de Engenharia Informática ao nível do ISCTE, da Faculdade de Ciências da UL, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNL e de Engenharia Informática e de Computadores ao nível do ISEL e do IST.

Neste contexto e atendendo a que o tema do Plano Anual de Actividades 2010/2011 da Escola se intitula República, participação e cidadania num mundo interdependente, a professora Liliana Silva homenageou a figura de Alfredo Bensaude (1856-1941), convidado, em 1910, por Brito Camacho, Ministro do Fomento do Governo Provisório da República Portuguesa, a dirigir o Instituto Superior Técnico (IST). Assumir a direcção do IST num período em que 79% da população portuguesa era analfabeta e 1% da população activa em Portugal trabalhava na indústria não foi tarefa fácil. Bensaude fez os seus estudos na Alemanha e foi aí que se inspirou para revolucionar o ensino técnico e da engenharia em Portugal: recrutando professores nacionais e estrangeiros, introduzindo o método experimental que privilegia a observação objectiva dos factos científicos e valorizando a aplicação industrial dos trabalhos realizados em laboratórios e oficinas amplas que mandou construir. A adopção destas medidas fizeram do IST uma Escola de referência nacional e internacional que justifica a inauguração da exposição A génese do Técnico, Alfredo Bensaude.


A biblioteca agradece ao IST a oferta do catálogo sobre o centenário da instuição.


Sem comentários:

Enviar um comentário