sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ramón Ribeyro




Porquê A palavra do mudo?
"Porque na maioria dos meus contos se exprimem  aqueles que estão privados da palavra, os marginalizados, os esquecidos, os condenados a uma existência anónima e sem voz. Eu devolvi-lhes esse sopro negado e permiti-lhes modular as suas aspirações, expectativas e angústias."

(de uma carta do autor ao editor, datada de 15 de fevereiro de 1973)


Os contos de Julio Ramón Ribeyro são um espelho da sua vida e do mundo em que viveu. Com uma prosa límpida e de raiz clássica, sem alardes, soube radiografar a classe média e o colapso dos seus sonhos de prosperidade. Nas suas narrativas esforçou-se sobretudo por dar voz aos "mudos", ou seja, aqueles que foram excluídos do festim da vida: seres anónimos, discretos, condenados a uma existência insignificante, quase invisível. Segundo o escritor Alfredo Bryce Echenique, Ribeyro consegue como ninguém transpor para a prosa a dor humana da poesia de Vallejo.
O presente volume recolhe alguns contos mais representativos de génio de Ribeyro, como Silvio no Roseiral e o autobiográfico Só para fumadores, dois exemplos do seu inconfundível universo literário.

Ibidem.


O livro  (volume I) está disponível na biblioteca.
Cota: 82-3 (RIB)

Sem comentários:

Enviar um comentário