quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cineconvida





Nós fomos e certificamos qualidade!

É um filme português, realizado por Bruno de Almeida, que põe em grande plano um ardiloso episódio da nossa história mais recente: o assassinato do General Humberto Delgado (1965). Como se de uma galeria viva de rostos, expressões, gestos e palavras se tratasse, o espetador é atirado para uma narrativa descontínua e intimado a assistir ao desenrolar dos acontecimentos sem nada poder fazer que possa alterar o rumo da história, pois como diz o povo a culpa morreu solteira e a procura da verdade ocupação social pouco pertinente , digo eu.
professora  Manuela Martins
__________________







Também desenvolvemos uma espécie de operação outono caseira, igualmente bem sucedida mas muito pacífica e gratificante. Marcámos presença no encerramento do Lisbon and Estoril Film Festival  e embora fossemos poucos, cumprimos. Ainda que não tenhamos sido brindados com a presença de notáveis, nem mesmo alguém que representasse a organização (ao que parece, ocupada a entregar prémios noutra secção do certame), fomos nós as estrelas. Gostámos bastante do filme, vimos as exposições de pintura e a selecção de livros e filmes à disposição no local, jantámos bem e por baixo custo e, acima de tudo, conseguimos roubar algum tempo aos nossos afazeres sempre inadiáveis, para estar uns com os outros para conversar sobre mil coisas que nos aprouveram.
Embora a crítica especializada aponte fragilidades ao filme, nós, cinéfilos menores, recomendamos. Por um lado como exercício cinematográfico, mas também como um contributo interessante para a discussão do funesto episódio da história portuguesa contemporânea que evoca.
E como vem a propósito, para os que foram e para os que faltaram, uma nova oportunidade, ainda mais perto, com bilhetes a 3 euros: começa esta 4ª feira, 28 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, o Córtex- Festival de Curtas Metragens de Sintra que também já vai na sua terceira edição.Como convidado especial, o muito precoce e talentoso realizador António Campos (mais conhecido pela obra After School), um jovem brasileiro radicado nos Estados Unidos da América que começou a filmar aos treze anos, e de quem se poderão ver pequenas obras no ciclo retrospectivo que lhe é dedicado. Entre os portugueses, a destacar, o igualmente jovem e talentoso João Salaviza já premiado em Veneza.
Como se constata, o difícil mesmo é conseguir fintar a agenda e esticar o tempo.
professora Guadalupe Gomes



Sem comentários:

Enviar um comentário