sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os Cientistas vão à vila





A Escola Secundária Leal da Câmara, do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro, está a participar numa iniciativa, com a chancela Projeto aLer+ atribuída à biblioteca escolar que conta também com a colaboração do Centro Ciência Viva de Sintra e do Museu do Brinquedo.
A iniciativa, intitulada Os Cientistas vão à vila, está a ser dinamizada por alunos do 12.º ano de Química, sob a orientação da professora da disciplina e técnicos do Ciência Viva de Sintra.
Consiste na realização de experiências científicas e respetiva explicação, a decorrer na avenida Heliodoro Salgado, na Estefânia, em Sintra, num cenário de montras decoradas com documentos da biblioteca e de museus da vila. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a comunidade a visitar os museus, as bibliotecas e a formar o gosto pela ciência. A iniciativa colheu a maior recetividade por parte dos lojistas e museus contactados e contribui também para dinamizar a zona onde se realiza. Ela será realizada nos dias de mercado pelo período de tempo de 90 minutos – tem início às 10 horas - até ao final do mês: dias 16, 20, 23, 27 e 30 de novembro de 2012.
A primeira sessão decorreu no dia 16 de novembro e foi um espetáculo! Cinco alunas do 12.ºC1 estiveram toda a tarde de sexta-feira a divulgar a ciência de uma forma muito simples e com um grande entusiasmo. Como professora destas alunas quero deixar aqui os meus agradecimentos a este grupo de jovens que, apesar da chuva, do frio e do vento, quis promover a divulgação e o gosto pela ciência.
Mesmo no meio de uma mini tempestade a rua Heliodoro Salgado contou com uma animação que superou as expectativas.  
Como professora da área de ciências fico muito emocionada com o empenho e o profissionalismo que as nossas jovens exibem numa situação completamente nova em relação à prática letiva a que estão habituadas.
São momentos como estes que me fazer adorar a minha profissão e ter esperança que Portugal caminhe numa direção de empreendedorismo e sucesso.

professora Maria Manuel Marques da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário