Avançar para o conteúdo principal

Alice na Gulbenkian


                                Maggie Taylor, EUA, 2008


No dia 4 de julho de 1962, Lewis Carroll, um talentoso professor de matemática no Christ Church College de Oxford, narrou pela primeira vez as aventuras de Alice, a história surreal de uma menina numa terra de maravilhas. Tal como a matemática, o seu texto era intrigante, enigmático e divertido, os ingredientes para que se tornasse um conto intemporal, agora traduzido para mais de 100 idiomas.
Lewis Carroll ilustrou o manuscrito com desenhos de sua autoria que, sem dúvida, influenciaram as magníficas ilustrações a preto e branco de John Tenniel, publicadas com a 1ª edição. Desde então, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas têm sido uma fonte de inspiração para incontáveis versões ilustradas, que podem ser consideradas verdadeiras traduções para uma linguagem visual universal.

Cada ilustrador usa as suas capacidades técnicas e artísticas, para criar uma narrativa visual que comunica com o leitor muito para além do texto que lhe deu origem. As imagens transportam-nos inevitavelmente para uma dimensão paralela ao texto, uma informação visual feita de cores, formas, texturas, relações volumétricas, elementos que, por sua vez, ecoam em cada espetador de uma maneira única e irrepetível.

Foi este o nosso mote: celebrar Alice através dos seus ilustradores, dando a ver uma seleção de cerca de 100 ilustrações originais, por alguns dos mais aclamados artistas contemporâneos do mundo.
Através da sua arte, revisitamos episódios e personagens, comparamos estilos, escolas e técnicas, reconhecemos influências culturais e, quem sabe, descobrimos novas interpretações.

O chá está servido. Desfrutemos uma nova "idade de ouro"da ilustração de Alice!


Ju Godinho e Eduardo Filipe
Curadores



De 1 de novembro a 10 de fevereiro.
Mais informações sobre a exposição: aqui.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1