segunda-feira, 14 de maio de 2012

Um dia com os media



Usar os media de forma crítica é um saber de base, tal como aprender a ler e a contar.
                                                                                                                Jacques Gonnet         



No contexto da comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, conforme aprovado pela UNESCO, dia 3 de maio, o Conselho Nacional de Educação (CNE), associado a outras organizações, decidiu empreender uma iniciativa nacional para promover a discussão e a reflexão sobre os media tendo como mote Um dia com os media. Neste âmbito, o CNE convidou a Escola Secundária Leal da Câmara e a EB 2,3 Padre Alberto Neto a integrarem a iniciativa promovendo, no dia 4 de maio, um apresentação dos projetos que a Escola desenvolve nesta área no auditório e um conjunto de oficinas, dinamizadas pelos alunos:

-           Edição de vídeo – criação de um cenário virtual/A escola em notícia – Centro de Produção Audiovisual e TVLC coordenado pelos professores Rafael Figueiredo e Rui Hilário;

-           Planear, criar, selecionar e editar – percurso para mais uma edição do Jornal 100Letras coordenado pela professora Regina Leitão;
-           O 25 de abril na escola de hoje - Rádio Onda Jovem dirigida pelo professor Manuel Alves e
-           Filmes com histórias de ciência (B. Bryson, Breve história de quase tudo) - projeto de sala de aula dirigido pela professora de Físico-Química, Arlete Cruz e pelo professor de Biologia e Geologia, João Manique.

A sessão de apresentação foi transmitida em direto para a escola e para o mundo através da TVLC e do CPA. Enquanto assistiam à sessão (transmitida por videoconferência) na biblioteca os alunos das professoras Lucília Oliveira e Luísa Supico respondiam, via Twitter a duas questões:
-   E o futuro? Como é que a comunidade projeta os media na escola para os próximos 25                   anos?

-  Como seria a vida sem os media? Proposta de criação de um slogan (iniciativa RBE).


A visita às escolas terminou com um debate sobre a Educação para os media que as escolas praticam e nela foram levantadas questões sobre as quais importa refletir: As escolas, designadamente os conselhos pedagógicos, param para refletir sobre este tema? Os professores integram o ensino dos media nos conteúdos curriculares das disciplinas que lecionam? Qual a formação prestada aos professores nesta área por parte dos CFAE e da própria escola? Qual a importância dos cursos profissionais para o desenvolvimento de projetos na área dos media?

A reportagem de toda a iniciativa nas escolas foi realizada pelos alunos Ana Magalhães e Ricardo Bernardino, via Twitter e utilizando um iPad amavelmente emprestado pela EB 2, 3 P. Alberto Neto.

Para a Escola a vinda de representantes do CNE, da UNESCO e da RTP constituiu um estímulo ao desenvolvimento da sua ação. Bem hajam pela iniciativa e pelo convite!


professora Liliana Silva


A newsletter no CNE pode ser lida, aqui.

2 comentários:

  1. Queríamos agradecer-vos e felicitar-vos imenso pelo trabalhoque desenvolvem e pela visita que nos proporcionaram – tão rica, interessante,bem organizada, instrutiva…fascinante!

    Pedia-vos para transmitirem estes nossos agradecimentos e felicitações a todos os professores e alunos envolvidos. Acho que não podíamos ter escolhido melhor maneira de celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e espero que a visita venha a ter mais repercussões positivas (certamente noE-CNE, talvez na RTP, quem sabe noutros suportes?) De qualquer forma, do quesoubermos podíamos avisar-nos uns aos outros, De acordo?

    Mas, se é agradável ver o trabalho reconhecido, a principal razão de ser desse trabalho – a educação dos alunos – parece plenamente conseguida!

    Com as melhores saudações

    Maria Emília Brederode Santos,
    Conselheira do CNE

    ResponderEliminar
  2. Para mim também foi um grande prazer conhecer a vossa escola, aqueles que lá atrabalham e estudam e o fantástico trabalho que desenvolvem.

    Todas as escolas deviam ser assim.

    Luísa Pedroso,
    Conselheira do CNE

    ResponderEliminar