sexta-feira, 11 de maio de 2012

Formação Cívica


Todos os dias 12 adolescentes dão à luz em Portugal e mais de dez por cento das interrupções voluntárias de gravidez ocorrem em adolescentes até aos 19 anos. Estes são números de 2010 divulgados pela Associação para o Planeamento Familiar.

Na tabela dos 27 países da União Europeia e, de acordo com os dados da ONU relativos a 2007, Portugal surge em oitavo lugar, com uma taxa de fertilidade em adolescentes de 16,5 quando a média na zona euro é de 8,4.

A única forma de alertar para esta realidade é informar os jovens sobre o fenómeno da reprodução e discutir com eles falsos preconceitos sobre o tema, como por exemplo: quando se está menstruada ou quando ainda não surgiu a primeira menstruação não se pode engravidar ou há uma idade certa para se ter a primeira relação sexual. Também é fundamental que eles conheçam e saibam usar os diferentes métodos de contraceção e que, no caso da rapariga ficar grávida, saber que há sempre pessoas e instituições que a podem apoiar. O aborto é uma opção traumática com consequências físicas e psicológicas muito prejudiciais à saúde da jovem. Finalmente é essencial que cada jovem crie objetivos de vida pessoais e profissionais que o façam pensar na possibilidade de vir a ter um filho sempre como fruto de um ato de amor e de responsabilidade.

Estas e muitas outras questões foram apresentadas e discutidas pela enfermeira Lucinda Silva do Centro de Saúde  de Rio de Mouro, num ambiente descontraído e bem humorado que proporcionou a todos os alunos do 10ºA2 exporem as suas dúvidas e inseguranças relativamente à sexualidade.

Esta atividade vai ser desenvolvida em todas as turmas do 10º ano e insere-se no estudo do Bloco III - Educação para a Cidadania - da disciplina de Formação Cívica. A sua iniciativa coube à coordenadora da disciplina de Formação Cívica, professora Sofia Silva e conta com o apoio do PES.
Bem hajam por oferecerem aos alunos da Escola esta oportunidade!
Parabéns à enfermeira Lucinda pela sua comunicação junto dos alunos!
               . Projeto Sorri Jovem - Centro de Atendimento a Adolescentes
                 Av. Chaby Pinheiro, nº 9, 2º andar (Edifício Catus)
                 Mem Martins
                 Tel: 21 921 00 81
                . Linha da Juventude: 707 203 030
                . Centros de Saúde do concelho.

professora Liliana Silva





Sem comentários:

Enviar um comentário