quarta-feira, 7 de março de 2012

Lição sobre o Fado



Lição sobre o Fado foi uma iniciativa da biblioteca que teve lugar no decurso da comemoração dos 25 anos da Escola e no reconhecimento do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) em novembro de 2011.
A decisão de levar a cabo esta iniciativa decorre do facto da biblioteca ter por missão, não só orientar e apoiar os alunos, os professores e as famílias na construção do conhecimento, como também de proporcionar momentos de pura fruição, de pura criação literária, musical ou científica.
Lição sobre o Fado foi um encontro entre estudiosos, artistas, músicos e poetas destinado a dar a conhecer e a sentir este género fundamental da cultura e da identidade portuguesas e que é agora elemento de união entre os povos.
Neste encontro a explicação da origem controversa do fado e da sua evolução coube a Oriana Alves e a interpretação ao vivo  de alguns fados mais representativos da nossa história, a Jacqueline Carvalho. A Lição terminou com um momento de improviso no qual a aluna Joana e a professora Ana Lúcio cantaram fado para toda a assistência.
___________________________________

JAQUELINE CARVALHO: nasceu numa família de músicos e de fadistas. Começou a cantar muito cedo e, com 9 anos de idade (1992), ganha no Coliseu dos Recreios o 1.º prémio na Grande Noite do Fado que vencerá novamente em 2003 no Teatro S. Luiz. Edita um CD em 2009 intitulado Fado. Ganha diferentes concursos de fado, participa em vários programas televisivos (ex. Portugal no Coração, da RTP), passa por algumas das mais prestigiadas casas de fado e, de há 5 anos a esta parte, canta na casa de fado,  Velho Páteo de Sant'Ana, em Sintra. Ex-aluna da Leal, regressa agora à Escola para dar a conhecer e a sentir aos que trabalham a arte do fado que é sua.
Jaqueline Carvalho vem acompanhada à Viola por GUILHERME CARVALHAIS e à guitarra por MESTRE ANTÓNIO PARREIRA, professor de guitarra portuguesa no Museu do Fado e que ao longo da sua carreira acompanhou por todo o mundo fadistas como  Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo.
ORIANA ALVES: é investigadora no IELT. A poesia do Fado é o tema dos seus estudos e é também nesse tema que prepara tese de doutoramento. Antropóloga, jornalista e editora, trabalhou pontualmente em assessoria de imprensa, recolha etnográfica, produção, tradução e revisão linguística. Em 2006 ajudou a fundar o bar/livraria de poesia “Da Mariquinhas”: a primeira livraria da capital especializada em poesia. Fundou a editora especializada em audiolivros, Boca – palavras que alimentam, Lda.


professora Liliana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário