Avançar para o conteúdo principal

Antologia


Que povo é este que entre a fome, a doença e o analfabetismo inventa a meio do século XIX uma música para alimentar as almas, fortalecer os corações e manter vivo o pensamento?
 
 
Que povo é este que inventa uma música para aprender o sentido das palavras, conquistar acontecimentos, exorcizar a dor, festejar amores?

Que povo é este que preserva a palavra Saudade e Fado sabendo que não chegarão todas as palavras do mundo para lhe encontar uma definição?

Que canto é este que, mais do que fazer-se ouvir ou sentir, nos dá a ver a alegria ou a dor, o alcatrão ou as árvores, o sangue e a água, a terra e o céu, a noite e o dia?

Que canto é este sem princípio nem fim, transbordando de virtude e de pecado, mas libertando-se para além, de uma e do outro, que atirou para a eternidade um país aparentemente solitário?

Que canto é este que nos afasta o nariz do chão, nos liberta, nos amplia a visão e a escuta, nos coloca frente a frente inteiramente expostos, de igual para igual?

Que canto é este que converte crentes e ateus num universo de fé e esperança incontornáveis, que nos leva à fala direta com os habitantes do Paraíso?

Que canto é este? Chama-se Fado e nasceu em Portugal.


Aldina Duarte, junho 2003



A complição de 4 CD´s, The best of Fado um tesouro português, edição EMI- Valentim de Carvalho/Instituto Camões, está disponível da biblioteca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1