Avançar para o conteúdo principal

Até julho




Fevereiro do ano letivo 2011-2012 marca na Escola o início de um conjunto de reflexões sobre o holocausto. Referimo-nos ao massacre, deliberado e em grande escala, de pessoas indesejadas, por razões políticas, religiosas, sexuais ou outras.
Durante a II Guerra Mundial (1939-1945) o holocausto praticado pelo regime nazi fundado por Adolf Hiler exterminou milhões de pessoas: judeus, negros, ciganos, deficientes, homossexuais, comunistas e outros grupos minoritários considerados indesejáveis à luz de um certo ideal de raça perfeita (eugenia), a raça ariana. Por este motivo, o holocausto nazi ocupa nestas reflexões lugar de destaque.
A biblioteca escolar promove e orienta este exercício de pensamento em articulação com o grupo disciplinar de História, disponibilizando um conjunto diversificado de documentos, realizando exposições com visita guiada, palestras, sessões de leitura e de cinema sobre o tema. Estas iniciativas inspiram sessões de trabalho em sala de aula realizadas no âmbito de História (destaque para a exposição da turma 12.º H1 orientada pelo professor João Gaspar), Português (texto biográfico, heróis e vítimas do holocausto - 10.º ano), Biologia e Geologia (experiências médicas realizadas nos campos de concentração nazis - 12.º ano) e outras disciplinas. Desenvolvendo e corrigindo velhos preconceitos sobre o tema e ligando ideias aparentemente isoladas, vai-se construindo um conhecimento mais justo do holocausto, à luz do qual se pode modificar a atitude de cada um perante os outros.


professora Liliana Silva

Comentários

  1. O Holocausto é sem dúvida uma parte fundamental da "memória" humana, Infelizmente pelos piores motivos, que devem servir para relembrar aquilo de que somos capazes fazer. É igualmente importante não nos esquecermos daquilo que não nos orgulhamos...

    A palestra com a doutora Ana Araújo e com o doutor António Sousa Mendes foi um grande momento de partilha e de memória sobre o tempo do holocausto e teve um grande impacto no auditório, que esteve com grande atenção aos pormenores da conversa.

    Só um pequeno reparo: a turma do professor João Gaspar é o 12ºH1 e não o 12ºA1.

    Paulo Gaspar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1