Avançar para o conteúdo principal

Aristides de Sousa Mendes



O dia 17 de fevereiro deste ano foi um dia importante e especial para a escola e para os alunos, pois receberam uma privilegiada visita de Ana Araújo, membro da comunidade israelita de Lisboa, e do neto de Aristides de Sousa Mendes, o dr. António de Sousa Mendes. Estas duas personalidades vieram fazer uma palestra sobre o terrível Holocausto – a perseguição e extermínio dos judeus levado a cabo pelo governo nazi durante a segunda guerra mundial.

A palestra começou com Ana Araújo, que nos deu a sua perspetiva sobre o assunto. Na sua opinião, pode dizer-se que houve diversos fatores que complicaram a situação dos judeus que viviam nos diferentes países da Europa Central e de Leste, por exemplo: o papel das milícias militares nazis que, à medida que se ía realizando a invasão e ocupação dos territórios, iam perseguindo e assassinando os judeus; a par disso existia indiferença por parte das outras pessoas que viviam ao redor dos judeus e que, mesmo tomando conhecimento do que se passava, mantinham-se passivas como se tal questão não lhes dissesse respeito.

Graças a essa perspetiva de Ana Araújo, foi possível compreender que não só as forças militares de Hitler foram causa do Holocausto, mas também as próprias pessoas que não eram de origem judaica contribuiram para isso, pois não agiram nem protestaram contra essas atitudes antissemitas.

Mas, felizmente, durante a II Guerra Mundial, surgiram grandes seres humanos que, remando contra a corrente da época e com risco da própria vida, contribuiram para ajudar no meio desta encarniçada perseguição e extermínio. Um deles era português e chamava-se Aristides de Sousa Mendes.

A partir daqui ouviu-se apenas a voz do seu neto, António de Sousa Mendes.

António de Sousa Mendes começou por expressar o seu orgulho com as palavras “... O meu Avô salvou milhares de judeus...”.

Este “Salvador” de judeus, do qual o seu neto se orgulha, foi cônsul de Portugal em Bordéus (França) e, durante a Segunda Grande Guerra concedeu vistos a milhares de judeus perseguidos pelo nazismo por essa Europa fora, permitindo-lhes obter refúgio em Portugal. A uma determinada altura, Salazar proibiu a concessão de vistos a judeus estrangeiros, porém Aristides de Sousa Mendes ignorou tal ordem continuando a dar vistos, o que acabou por provocar a sua demissão do cargo e o seu afastamento permanente da vida diplomática.

E continuando com o mesmo grande orgulho, António de Sousa Mendes referiu que o seu Avô confrontou Salazar dizendo numa carta que “... estava a fazer o que era certo...”, e ainda abrigou judeus estrangeiros clandestinamente até conseguirem entrar no país.

A meu ver, a mensagem transmitida por estes dois oradores foi a seguinte: se as pessoas vêem que ao seu redor está a acontecer algo maléfico e que considerem estar errado, mesmo que não os envolva diretamente, devem agir, fazer o que lhe manda a sua consciência, pois nunca se sabe o pode vir depois. Afinal de contas, uma ação vale mais que mil palavras como foi o caso de Aristides de Sousa Mendes.

Para terminar, pessoalmente fiquei muito satisfeito com a palestra, porque foi para mim uma grande honra saber que existiu um Português com um forte coração e personalidade que salvou muitas vidas e acredito que para António de Sousa Mendes é um grande motivo de orgulho ser neto desse grande Homem que foi Aristides de Sousa Mendes.



Nilto Costa 12º EH

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1