sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pensar a Evolução


No dia 25 de Janeiro decorreu uma palestra subordinada ao tema da disputa entre o Criacionismo e o Evolucionismo, destinada a duas turmas do 11º ano de escolaridade da área de Ciências.

A palestrante, professora de Filosofia desta escola, pretendeu fazer uma abordagem essencialmente histórica do confronto entre ambas as correntes. Assim, indicou que as raízes desta querela radicam na época medieval, com as suas “questões disputadas”, em que se procurava sobretudo conciliar a Razão e a Fé. Seguidamente, procurou clarificar a natureza e o âmbito dos conceitos de Criacionismo e de Evolucionismo, caracterizando-os sumariamente. Então, mostrou alguns dados sobre os desenvolvimentos da disputa, sobretudo nos E.U.A. Concluiu que seria preferível uma “Não Sobreposição de Magistérios” (termo de Stephen Jay Gould), mantendo a Religião e a Ciência como duas vertentes presentes no ser humano – certamente distintas, mas complementares.

A palestrante é autora de um site onde se encontram diversos materiais didácticos para a compreensão desta temática, e onde incluiu a apresentação realizada, que poderá consultar AQUI.  Criou no mesmo endereço um Museu Virtual da Evolução, onde se encontram evidências a favor do Evolucionismo.


professora Marina Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário