sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Babies





Thomas Balmès, Everybody loves... Babies, 2010, 79 min.


Bebés. Nada melhor para falar sobre a diversidade humana do que bebés, uma vez que estes estão a começar um novo capítulo das suas vidas – um capítulo fora do útero materno. Um capítulo que os irá fazer crescer e tornarem-se Homens. Homens em diversos aspectos. A nível cultural, pois cada um dos bebés nasce e herda uma determinada cultura, e a nível social, porque vão inserir-se em grupos sociais distintos.

Quatro Bebés. Quatro indivíduos. Quatro Culturas. Quatro Sociedades.

Bebés muito distintos e singulares. Apresentam cada um deles, uma cultura, com hábitos (como o Ponijão que come com as mãos de dentro de uma grande tigela partilhada por todos), crenças (como o bebé da Mongólia que durante os primeiros meses de vida é embrulhado e atado com umas fitinhas na parte das pernas, para se manter imóvel e quente) e com maneiras de ver a realidade (e com realidades) completamente diferentes. Enquanto os primeiros (o bebé africano e o da Mongólia) brincam com a terra, com os animais, com objectos de uso doméstico. Os outros (os bebés americano e japonês) brincam com os livros e brinquedos didácticos. Contudo, apesar de tantas diferenças sociais, culturais e genéticas é fascinante ver como todos, sem excepção, passam pelas mesmas fases: a descoberta do mundo à sua volta, a descoberta do outro, o despertar para a individualidade.
É ainda interessante observar como o gatinhar e o brincar também fazem parte desta etapa de crescimento, em todos eles. Mas que é a partir do momento em que conseguem pôr-se em pé e começam a andar que o mundo se enche de cor e de movimento, adquirindo uma nova dimensão – a dimensão da diversidade humana que todos terão de procurar, interpretar, conhecer, afirmando assim, todos e cada um, como seres autónomos, livres e racionais.


Diana Neves, 12C3


O documentário está disponível na biblioteca.

1 comentário:

  1. Apesar de ainda não ter visto o documentário acho que com o que foi falado na aula a questão que se vai pôr será mais uma vez a origem da realidade como o ambiente que envolve estas quatro crianças as vai moldar e as vai tornar em alguém,o que poderemos ver de certeza é que como dito na aula todas elas irão passar pelas fases normais de uma que uma criança passa, apesar de maneiras bastante distintas.

    ResponderEliminar