sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Geração t@s on


A Rede Social é uma história sobre a ambição, o sucesso, o dinheiro, o poder, através da criação de uma rede cibernauta que conta com mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Facebook.

Estreou a 1 de Outubro de 2010 nos EUA e é desde então um fenómeno de bilheteira. Produzido pelo prestigiado realizador David Fincher (conhecido também pelo filme O Estranho caso de Benjamin Button), sendo baseada no livro Bilionários Acidentais de Ben Mezrich.

O filme aborda a criação da rede social facebook por Mark Zuckerberg, os bastidores e tudo o que a criação desta teve de positivo e negativo na vida dos que a idealizaram e, consequentemente, na dos seus utilizadores.

Rede Social conta com um elenco de peso, do qual fazem parte : Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Brenda Song, Justin Timberlake, entre outros.

Um rapaz que anda desleixado, sempre de t-shirt e calças de ganga é, agora, o retrato da nossa geração, que depois de um desamor decidiu refugiar-se na maior descoberta de todos os tempos, a internet, criando, assim, uma ferramenta capaz de manter ligados os seus utilizadores, independentemente do lugar do mundo onde possam estar.

Inicialmente, o facebook foi criado somente para fins amorosos, mas com o tempo foi adquirindo outros contornos, tornando-se, assim, um veículo de comunicação interactiva, onde se pode conectar e compartilhar o que se quiser com quem se quiser, sejam, essas pessoas, importantes ou não nas nossas vidas. Permite, ainda, partilhar culturas, pontos de vista, ideias, alertar para causas pertinentes (sociais, ambientais...), possibilita oportunidades profissionais, entre muitas outras utilidades que nos aliciam para um mundo novo, sem fronteiras, por vezes, mágico!

A “geração tas on” faz parte deste mundo virtual.
Tem uma comunidade no facebook e conta contigo para fazeres parte dessa comunidade! Foi por isso que aceitamos o desafio do CRE/BE para redigir este artigo, juntando-nos assim à participação do Dia Europeu da Internet Segura, que a nossa escola não podia deixar de assinalar com um conjunto de actividades, das quais destacamos a exibição do filme referido, no auditório, dia 8 de Fevereiro, pelas 11.45 (1ª sessão) e 13.30m (2ª sessão).

Nós vamos estar lá, e tu?

12º H2

3 comentários:

  1. Nós vimos o filme na segunda sessão e ficamos decepcionadas porque estavamos a espera de algo mais emocionante que nos prende-se mais a atenção. Em relação à narrativa,pensamos que estava construtivo e bastante elaborado porém não nos cativou.
    alunas do 12º

    ResponderEliminar
  2. gostamos muito de ver o filme, pois tinha um humor subtil, retratava a historia do facebook,ferramenta que faz parte do nosso quotidiano e achamos que a actuação do cantor e actor justin timberlake foi cativante. porem, o final deixou muito aquém das expectativas.

    ResponderEliminar
  3. Quando vi que estreou em cinema o filme: a Rede social fiquei bastante entusiasmada.
    O nome chamou-me bastante á atenção, visto que passo algum tempo numa rede social: o Facebook.
    Já tinha visto o filme na casa de uma amiga, e infelizmente nao era aquilo que estava a espera.
    Achei-o extremamente confuso em termos de linguaguem e pelo facto de o filme decorrer no passado vs futuro.
    Penso que ficaria mais interessante se se tivesse feito o filme simplesmente no presente, ou seja toda a historia que a presonagem contou em tribunal , teria sido muito mais interessante e fácil de compreender.
    No entanto penso que foi uma boa ideia por parte da escola , passar este mesmo ,visto que a nossa geração se envolve bastante neste tema.

    ResponderEliminar