sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O que leu Pessoa?



Constituída por 1142 volumes, de todos os géneros e em vários idiomas, densamente anotados e manuscritos, a biblioteca particular de Fernando Pessoa foi construída entre 1898 e 1935, encontrando-se agora catalogada, digitalizada e disponível on-line na página Web da Casa Fernando Pessoa, à qual se pode aceder, em Português e Inglês.

Esta biblioteca organiza-se em secções (Anotações, Assinaturas, Dedicatórias, Selos, Estudos, Bibliografia…) e permite a consulta, volume a volume, página a página e o download da obra completa - em PDF ou JPG - de cada um dos exemplares que a integram. A pesquisa pode ser feita por autor, tema e ano e a informação disponibilizada inclui interpretações sobre os propósitos de Pessoa para a aquisição de determinadas obras.

Por entre as obras que compõem a biblioteca privada do escritor, há desde livros de latim do tempo da escola, na África do Sul, de filosofia (de Kant a Nietzsche), de poesia (Chatterton, Lord Byron e Carlos Queiroz), até alguns sobre a maçonaria, anotados pela mão de Pessoa.

O trabalho de catalogação desta biblioteca foi planeado por Pessoa, mas só agora foi realizado pelos investigadores Jerónimo Pizarro, Patrício Ferrari e Antonio Cordiello, contando com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário