quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tabela Periódica


Desde a descoberta do primeiro elemento ( Fósforo) por H. Brand, em 1675, que os químicos tentavam criar um esquema de organização dos elementos até então conhecidos, de acordo com as suas propriedades.

Foi Mendeleev, químico russo nascido em Tobolsk, Sibéria, que, baseando-se em trabalhos iniciados por outros químicos, nomeadamente Newland ( Lei das oitavas) que inventou um sistema de organização que deu origem à actual Tabela Periódica dos Elementos.
Como? Jogando às cartas, ou seja, criando para cada um dos elementos conhecidos na altura (63) uma "carta" que continha, para além do valor da massa atómica do elemento, dados relativos a propriedades físicas e químicas desses elementos.
Colocou-as em cima da mesa por ordem crescente das massas atómicas dos elementos e agrupou-as de acordo com a semelhança das suas propriedades. Verificou que ficavam alguns espaços livres entre as cartas, facto que explicou como sendo o espaço destinado a elementos que ainda não tinham sido descobertos...o que se veio a confirmar mais tarde com a descoberta de elementos que "encaixavam" nesses espaços.

Mais informações AQUI, AQUI e AQUI.

professora Helena Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário