segunda-feira, 14 de junho de 2010

Observação nocturna


Numa iniciativa do Clube de Astronomia da Leal  decorreu no passado dia 2 de Junho, pelas 21:00, uma palestra com o astrónomo Grom D. Matthies

Grom intitulou a sua palestra de "O Fim de Tudo", utilizando uma linguagem simples e motivante, levando o público a participar activamente com perguntas e com intervenções de pura curiosidade sobre a Astronomia. O público era constituido por alunos do ensino nocturno, alunos do 12ºano, professores e familiares.
S. Pedro deu uma ajudinha na observação nocturna e conseguiram observar-se Júpiter, Saturno e os seus anéis, estrelas duplas e triplas. A actividade terminou perto da meia-noite.

Grom D.Matthies, em meados dos anos 70, na sua terra natal Alemanha, participou no restreio internacional, nomeadamente na redescoberta, de asteróides "perdidos". No fim da década de 1970 investigava os fenómenos atmosféricos do gigante gasoso Júpiter visíveis a partir do solo terrestre, com a finalidade de obter dados de calibração/comparação para a chegada iminente das imagens das sondas Voyager.

A sua área de especialização é o estudo da actividade solar, o que faz há 35 anos, e a interacção e o efeito dessa actividade com e sobre a Terra.
Foi também o autor do livro anual Calendário da Astronomia.
Desde 2002 dedica-se principalmente a divulgação da astronomia.

professora Luísa Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário