quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jeans, hipopótamos e ornitorrincos

Ben Warner, um típico adolescente a passar umas férias de Verão enfadonhas, surpreende-se quando Lila, uma mulher jovem e atraente, lhe faz um bizarro convite. Embora tentado, Ben sente-se inseguro. E tem razões para isso!... Lila quer levá-lo para o Mundo das Ideias, um lugar completamente desconhecido para Ben. Mas Lila tem uma missão. O seu chefe, Sócrates, presidente do Mundo das Ideias - cargo que mantém há 1209 anos - fez uma aposta com o seu arqui-rival Wittgenstein. Para ganhar e manter o seu cargo, Sócrates terá de fazer crer a Ben que a filosofia pode melhorar a sua vida. (...)
Assim começa a sua viagem mental à volta das grandes e pequenas questões da vida: O que é a felicidade? A morte é o pior que nos pode acontecer? Teremos vontade própria?

Excêntrico, divertido  e original, O Dia em Que Sócrates Vestiu Jeans é a história de um jovem que escapa da sua vida entediante para um excitante mundo paralelo, despertando para a real importância da vida através da aprendizagem dos conceitos básicos da filosofia".

in, O Dia em que Sócrates Vestiu Jeans



Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 10º, 11º e 12º anos.

"Finalmente, uma hilariante e irreverente viagem pelas grandes escolas, tradições e pensadores filosóficos.
Platão e Um Ornitorrinco Entram Num Bar… é um livro para todos aqueles que não querem levar demasiado a sério as coisas sérias. Não precisa de saber muito de filosofia para desfrutar em pleno deste livro, pois está escrito ao estilo de Marx (Groucho, não Karl). Os autores, ambos licenciados em Filosofia por Harvard, tiveram o cuidado de não deixar nada de fora e, como tal, através deste divertido livro qualquer leitor compreenderá as grandes ideias da filosofia ocidental e fará uso delas da melhor forma possível: com humor. O livro provoca o riso, mas também deixa o leitor a pensar. É um autêntico curso intensivo em que se explica a filosofia através de uma série de anedotas e histórias cómicas."


"Heidegger e um Hipopótamo Chegam às Portas do Paraíso é um livro que, de forma séria mas também divertida, aborda algumas das questões mais prementes da filosofia: morte, justiça, moral, imortalidade, existência de Deus, religião, à luz de filósofos como Schopenhauer, Sartre, Hegel, Kierkegaard ou Heidegger."

Fiéis ao seu próprio estilo,   Thomas Cathcart e Daniel Klein,   garantem nesta obra recentemente publicada pela D. Quixote e já disponível na biblioteca,  que "através da filosofia e do humor se explica a vida, a morte, a vida depois da morte e todos os entretantos."

Sem comentários:

Enviar um comentário