Avançar para o conteúdo principal

João Aguiar 1943-2010



Morreu o escritor João Aguiar.

Quem não recorda, com prazer, o humor e a ironia, quase sarcasmo, de obras como Eça agora, Os Herdeiros de Os Maias, Os Novos Mistérios de Sintra ou O Código d’ Avintes, que contaram com a sua participação e que fizeram as delícias da nossa leitura?

João Aguiar tornou-se, aos 40 anos, um escritor tardio. Deixou uma obra vasta e multifacetada, que marcou gerações pela cumplicidade que sempre soube estabelecer com o leitor.

Escrevia apenas sobre o que conhecia, com base num trabalho exaustivo de pesquisa e de investigação. Esta circunstância determinou, certamente, a sua preferência pelo romance histórico, com a escrita de obras sobre a história, como A Voz dos Deuses (1984), A Hora de Sertório (1994), A Encomendação das Almas (1995), Navegador Solitário (1996) e, mais recentemente, O Priorado do Cifrão (2008), que retractam as grandes questões da nossa identidade lusa, a nível individual e nacional, traduzindo as perplexidades do quotidiano, do tempo presente e passado.

Esta perspectiva crítica e dinâmica da História de Portugal, que o tornou apreciado pelo público mais adulto, não o afastou do público adolescente. Pelo contrário.

Escritor de textos para a “Rua Sésamo” e autor das colecções juvenis “O Bando dos Quatro” e “Pedro & Companhia” e de muitos outros textos para adolescentes, procurou sempre atrair as gerações mais novas, cativando a sua atenção, de modo a promover o gosto pela leitura e pela escrita, para que também elas pudessem aprender mais sobre a história.

Como testemunho pessoal desta atitude de abertura aos jovens, lembramos o debate animado que presenciámos, na nossa Biblioteca, em 2006, com alunos de Literatura Portuguesa. Nesse encontro, o escritor desvendou-se completamente, respondendo a questões dos jovens leitores suscitadas pela leitura das suas obras. Foram partilhadas e discutidas interpretações possíveis. Foi gratificante este diálogo e acreditamos que terá motivado para a leitura de outros textos do autor.

Cremos ser esta a missão do escritor. João Aguiar soube cumpri-la pelo testemunho que nos legou com a sua presença e através da sua escrita.

professora Teresa Lucas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1