Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor





A publicação e a leitura de livros cresce exponencialmente. "No primeiro século desde a imprensa (1450-1550) publicaram-se 35 mil títulos; no último meio século (1950-2000) publicara-se, mil vez mais: 36 milhões". A taxa de publicações (2,8% ao ano) cresce a um ritmo muito superior ao da população (1,8% ao ano), o que significa que "se a nossa paixão pela escrita não for controlada, num futuro muito próximo haverá mais gente a escrever livros do que a lê-los", afirma Gabriel Zaid baseando-se no anuário estatístico 1999 da UNESCO (in, Livros de mais). Para além dos livros em papel, sugiram versões digitais, ebooks que podem ser lidos em vários dispositivos - o Kindle, por exemplo. A possibilidade de auto-publicação na Internet vem facilitar e democratizar o processo de edição de livros, oferecendo ainda inegáveis vantagens ambientais. A revolução digital em curso, ao permitir cópias, baratas ou gratuitas, convida igualmente à reflexão sobre os Direitos de autor reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42).

Estes foram, entre outros, alguns dos motivos que levaram a escola, na passada sexta feira, a assinalar este Dia.

A aquipa da biblioteca da Leal da Câmara fê-lo promovendo o encontro com dois escritores: Sérgio Luís de Carvalho, licenciado em História e mestre em História Medieval e Raquel Ochoa, ex-aluna da escola, licenciada em Direito e recentemente galardoada com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1