sexta-feira, 23 de abril de 2010

8Dias



Tap. Tap. Ou o que são umas passadas na tua vida? - Jornal i, 12 de Abril de 2010

A surpresa começa, desde logo, no título. Mas a história envolve mais do que a surpresa por ele suscitada. A história resume-se facilmente: dois entusiastas da plataforma social Twitter desenvolveram um par de sapatos despostivos (Rambler Shoes) que enviam mensagens para essa plataforma, e para os seguidores que lhe estejam associados, enquanto são usados. Estes empreendedores desenvolveram o conceito e optimizaram os procedimentos, aguardando por investidores para produzir e comercializar uma gama limitada do produto. Segundo dizem, avizinham-se mais projectos relacionados com as redes sociais, como roupa que envia dados sobre a temperatura, a pulsação ou outros dados íntimos dos seus utilizadores.

Ultrapassamos a incredulidade e concentramos a atenção quando um dos criativos nos diz, e citamos: "Brincadeiras à parte, os Rambler Shoes são uma ironia sobre o ´hype` à volta da web 2.0. Será que precisamos destes serviços? O que acrescentam às nossas vidas? Não pretendemos responder, mas fazer as pessoas reflectir sobre os seus hábitos cibernéticos".

Aqui não daremos respostas a estas importantes questões. Apenas sublinhamos a importância dessas mesmas questões. Da importância em encontrarmos - cada um de nós - resposta na construção da(s) identidades(s) do(s) cidadão(s) deste século.

12 comentários:

  1. O que eu me pergunto acima de tudo é, que ponto é que a empresa quer criar? Que estamos a entrar no futuro? Porque tirando isso, não estou a ver a utilidade... Enfim, estamos cada vez a entrar mais no mundo virtual?
    E sim, o futuro que a gente precisa mesmo é que as outras pessoas se dirijam ao computador só para ver a pulsação ou a temperatura do seu vizinho da frente (ironia). iremos continuar até termos câmaras em todo o lado vinte e quatro horas 'live' a enviar para que toda a gente veja a que horas comemos, e quantas horas dormimos. Eu acredito que as tecnologias vão aumentando, mas até que ponto?

    Saudações,
    Eu.

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo este tipo de inovações (sapatos Twitter), seja em jornais ou na TV, há algo que eu não consigo deixar de pensar. Que é “quem vai comprar algo assim!?” e deixo sair uma gargalhada junto com o meu pensamento, mas logo logo, vem de súbito a minha mente algumas pessoas que muito provavelmente iriam comprar esse tal sapato que “envia” coisas para o Twitter, e é isso que me deixa triste. Será para isto(criação de sapatos Twitter) que utilizamos a tecnologia que hoje em dia nos é possível utilizar, ou devíamos estar a pensar em algo mais? Algo mais útil. Como por exemplo encontrar cura para as doenças que matam centenas de pessoas ( e crianças) hoje em dia? Fico doente de só ver na TV corrupção, José Sócrates, aquecimento global e sapatos Twitter…

    ResponderEliminar
  3. É impressionante como a tecnologia pode ser utilizada de forma tão desnecessária como é o caso destes sapatos... qual a necessidade de tal invenção? Alimentar a sede de uns quantos fanáticos por uma rede social? Sinceramente penso que a tecnologia e a ciência podem ser, para todos nós, muito úteis, mas qual a utilidade de tal coisa?
    Penso que há coisas mais importantes na nossa Vida do que perder tempo a comprar sapatos que enviam dados enquanto caminhamos, mas decerto (sejamos francos) que esta minha opinião nada influenciará a venda de tal "engendranço"!

    Paulo Gaspar

    ResponderEliminar
  4. Penso que num mundo que quase só funciona através da tecnologia, existe uma necessidade das pessoas se "salientarem" umas das outras. E a unica forma de fazer isso, é através das redes sociais.
    Eu como não sou utilizadora do Twitter não me faz muita diferença, mas deve haver pessoas por aí que passam a vida a twittar, e era uma maneira divertida de twittar para todo o lado!(pergunto-me se o som é sempre o mesmo).
    Acho que isto é só o principio...

    Cláudia Silva(Esqueci-me de assinar o post sobre a MIA! )

    ResponderEliminar
  5. Penso o quanto incrivel pode ter side a evolução da tecnologia até aos dias de hoje, mas qual a necessidade de comercializar esses sapatos sendo que podiam utilizar outros metodos inovadores e que a populaçao necessite.

    Andrè Loureiro 10º H1

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião acho que actualmente ninguém consegue viver sem tecnologia e as pessoas nesta sociedade são levadas pelo consumismo absurdo. No meu ver é algo totalmente desnecessário, este tipo de ténis, contudo esta é apenas a minha opinião, pois existe com cada fanático pelas redes sociais que por vezes adquirem este tipo de produtos para se afirmarem junto dos grupos de amigos ou porque simplesmente toda a gente tem. Todavia temos de ter em conta que as pessoas compram tudo só por ser novo ou diferente, e isto é definitivamente diferente daquilo a que nos tentam convencer a comprar...
    Sim claro que existe coisas mais úteis na nossa vida, mas cada um é como cada qual e por isso, pode haver gente que até ache graça a este movimento, mas não contem comigo, pois eu não compraria algo assim.

    ResponderEliminar
  7. é verdade que nós hoje em dia e daqui a diante vamos ficar cada vez "presos" as tecnologias, pois elas estão constantemente à nossa volta ! Mas dai a criar ténis, camisolas e tudo mais ... (?) Não percebi bem o ponto de vista mas a meu ver não acho que seja algo importante.
    Caso isso aconteça, eu não me imagino a comprar algo assim.

    Ana Duarte

    ResponderEliminar
  8. Os seres humanos estão tão dependentes da tecnologia, que chegam ao ponto de cometer "loucuras para se sobressairem nos dias de hoje, aí esta um belo exemplo das extravagâncias do ser humano, eu penso que existem coisas muito mais importantes do que uns simples pares de ténis, tendo que confenssar que os tenis ate são engraçados, mas temos que reflectir e concordar que existem pessoas no mundo que adquirem esses produtos simplismente por estarem na moda ou por serem diferentes, mas cada um tem a sua opinião e as suas escolhas. Varia de pessoa para pessoa, mas da maneira como dependemos da tecnologia hoje em dia, acredito que existem inúmeras pessoas que eram capazes de adquirirem esse produto.
    vÂnia vicente H1 nº 23
    (esqueci me de assinar o outro, mencionei apenas a turma e o nº)

    ResponderEliminar
  9. desnecessario,futil,e consumista.
    contudo devemos sempre analisar os pros e os contras, aspectos positivos para quem passa a vida do twitter,pois nao tem de ter tanto trabalho.
    mariana oliveira

    ResponderEliminar
  10. Penso que esta nova invenção é totalmente inútil. Decerto que os fãs e utilizadores do Twitter a irão considerar bastante interessante e útil e que alguns deles até irão adquirir um exemplar desta nova tecnologia.
    Vivendo numa sociedade de alto grau de desenvolvimento tecnológico, todos - ou quase todos - já se terão habituado a todas estas novas invenções.
    Vivemos numa sociedade onde o vicio pelos telemóveis, as redes sociais, a Internet, etc, é algo normal.
    Contudo, se pensarmos bem, nem metade dessas novas invenções fazem realmente falta.

    Mariana V. Pinto.

    ResponderEliminar
  11. Penso que esses sapatos sejam completamente inuteis, se bem que, para quem quer aumentar o seu nº de tweets no seu perfil do site, deve ser uma maneira engraçada de o fazer.
    Eu, em minha opinião, não me importava de experimentar uns, para ver o resultado na minha página de Twitter, no entanto, a utilidade não é mesmo nenhuma. Mas deve ser realçado que é fantástico as coisas que se podem fazer com a tecnologia do seculo XXI, que evolui cada vez mais depressa, qual o proximo passo?

    Maria V.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que é obvio que a tecnologia é o futuro....mas sera que a estamos a utilizar em coisas inuteis? eu sinceramente, nao vejo nenhuma utilidade nisto, mas aposto que muita gente vai ficar feliz....enfim, se calhar deveriam perder o seu tempo a fazer algo de util para a sociedade em vez de inventar coisas destas.

    Bruno Pinto 10º C6

    ResponderEliminar