Daniel Sampaio
"Como ajudar os pais a viver a sexualidade dos filhos?" foi o mote para um encontro com o Professor Daniel Sampaio que o Projecto Educação para a Saúde promoveu, na passada noite de 21 de Abril, em parceria com a Associação de Pais da nossa Escola. Se o orador era apelativo, as angústias que assaltam os pais dos adolescentes não o eram menos. A sala estava repleta e em expectativa.
A questão foi lançada pela equipa do PES, que fez a representação de pequenos quadros e foi fácil reconhecermo-nos no diálogo das personagens. Simulando situações que nos são familiares, fez-nos tomar consciência da realidadade.
Que lição trouxemos para casa?
Viver a sexualidade dos filhos é:
- encarar a sexualidade como parte integrante da vida, desde que nascemos:
- aceitar os medos e os receios pelos filhos que sentimos como sinal do amor por eles;
- dialogar com abertura sempre que for oportuno;
- responsabilizar os filhos e ouvi-los, respeitando a sua intimidade;
- ser firme, mas próximo;
- também, conversar sobre as nossas angústias com outros pais.
A resposta trouxemo-la para casa num marcador de leitura: uma definição da O.M.S. "A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental."
Pode bem ser um bom tema indutor para pais e filhos conversarem.
Comentários
Enviar um comentário