Avançar para o conteúdo principal

Aula Aberta de Matemática





Intensidade Luminosa de uma lâmpada

Há muitos fenómenos à nossa volta que não são o que parecem. A luz de uma lâmpada fluorescente é um deles. À primeira vista parece-nos ser emitida continuamente, sem alterações de intensidade. O que se passa é que, ao pulsar com uma frequência de cerca de 100 ciclos por segundo, o olho humano não capta as diferenças, parecendo-nos constante um comportamento que é de natureza inconstante e periódica.

Com um sensor de luz CBL 2, direcionado para uma Lâmpada, é possível recolher amostras de intensidade luminosa, em intervalos de 3 milésimos de segundo. Estes dados são representados graficamente numa calculadora gráfica acoplada ao sensor. A partir daqui procura-se o modelo matemático que melhor se adequa ao comportamento da intensidade luminosa - o modelo sinusoidal. Com este modelo, exploramos diferentes aspetos deste fenómeno e passamos, assim, a conhecê-lo melhor.

Este foi o trabalho que desenvolvemos numa aula aberta de Matemática durante o Ciclo de Aulas Abertas promovido pela Biblioteca escolar, no âmbito do tema do Plano Anual de Atividades, Luz e Vida. Cerca de 50 alunos participaram nesta atividade que foi monitorizada com o apoio de dois alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.

Com o apoio de um variado conjunto de instrumentos tecnológicos, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as fases de uma processo de modelação matemática: recolha experimental de dados, representação,  interpretação e  escolha do modelo matemático mais adequado e exploração do fenómeno com base nesse modelo.

Tornou-se evidente, no desenrolar desta atividade, a importância do trabalho colaborativo entre alunos e professores. A elaboração da tarefa apresentada e a preparação dos instrumentos tecnológicos exigiu à professoras envolvidas uma partilha relevante de conhecimento profissional. A necessidade de colaboração entre alunos, impôs-se, sobretudo, na execução de tarefas relacionadas com o uso das tecnologias. Também a partilha de conhecimentos por parte dos alunos do Curso Profissional foi um enorme contributo para a atividade desenvolvida.

Foi de Luz mas também de Vida que se tratou nesta aula aberta. De vida escolar a aprendizagem foi ancorada numa experiência com significado para todos, onde o trabalho colaborativo foi uma condição essencial e o conhecimento científico, por estes dias tão desprezado, ganhou valor.

Um agradecimento muito especial aos alunos do 2º ano da Turma P1, João Silva e Nuno Duque, pela ajuda na preparação e monitorização desta atividade.


professoras Teresa Pereira e Helena Heitor.



Comentários

  1. Foi uma atividade perfeita na sua conceção e execução!

    Integrou exposição teórica e atividade de descoberta, resolução de uma ficha sobre o tema e os procedimentos em discussão e combinou o desempenho de professores e alunos que se assumiram como divulgadores de ciência junto a um público não especialista da matéria.
    Geralmente dirigimos os alunos dos cursos profissionais para a realização de procedimentos meramente funcionais quando podem ser elementos ativos de divulgação do conhecimento científico junto da comunidade.

    Parabéns aos professores e alunos envolvidos!

    Liliana Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1