quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aula Aberta de Matemática





Intensidade Luminosa de uma lâmpada

Há muitos fenómenos à nossa volta que não são o que parecem. A luz de uma lâmpada fluorescente é um deles. À primeira vista parece-nos ser emitida continuamente, sem alterações de intensidade. O que se passa é que, ao pulsar com uma frequência de cerca de 100 ciclos por segundo, o olho humano não capta as diferenças, parecendo-nos constante um comportamento que é de natureza inconstante e periódica.

Com um sensor de luz CBL 2, direcionado para uma Lâmpada, é possível recolher amostras de intensidade luminosa, em intervalos de 3 milésimos de segundo. Estes dados são representados graficamente numa calculadora gráfica acoplada ao sensor. A partir daqui procura-se o modelo matemático que melhor se adequa ao comportamento da intensidade luminosa - o modelo sinusoidal. Com este modelo, exploramos diferentes aspetos deste fenómeno e passamos, assim, a conhecê-lo melhor.

Este foi o trabalho que desenvolvemos numa aula aberta de Matemática durante o Ciclo de Aulas Abertas promovido pela Biblioteca escolar, no âmbito do tema do Plano Anual de Atividades, Luz e Vida. Cerca de 50 alunos participaram nesta atividade que foi monitorizada com o apoio de dois alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.

Com o apoio de um variado conjunto de instrumentos tecnológicos, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as fases de uma processo de modelação matemática: recolha experimental de dados, representação,  interpretação e  escolha do modelo matemático mais adequado e exploração do fenómeno com base nesse modelo.

Tornou-se evidente, no desenrolar desta atividade, a importância do trabalho colaborativo entre alunos e professores. A elaboração da tarefa apresentada e a preparação dos instrumentos tecnológicos exigiu à professoras envolvidas uma partilha relevante de conhecimento profissional. A necessidade de colaboração entre alunos, impôs-se, sobretudo, na execução de tarefas relacionadas com o uso das tecnologias. Também a partilha de conhecimentos por parte dos alunos do Curso Profissional foi um enorme contributo para a atividade desenvolvida.

Foi de Luz mas também de Vida que se tratou nesta aula aberta. De vida escolar a aprendizagem foi ancorada numa experiência com significado para todos, onde o trabalho colaborativo foi uma condição essencial e o conhecimento científico, por estes dias tão desprezado, ganhou valor.

Um agradecimento muito especial aos alunos do 2º ano da Turma P1, João Silva e Nuno Duque, pela ajuda na preparação e monitorização desta atividade.


professoras Teresa Pereira e Helena Heitor.



1 comentário:

  1. Foi uma atividade perfeita na sua conceção e execução!

    Integrou exposição teórica e atividade de descoberta, resolução de uma ficha sobre o tema e os procedimentos em discussão e combinou o desempenho de professores e alunos que se assumiram como divulgadores de ciência junto a um público não especialista da matéria.
    Geralmente dirigimos os alunos dos cursos profissionais para a realização de procedimentos meramente funcionais quando podem ser elementos ativos de divulgação do conhecimento científico junto da comunidade.

    Parabéns aos professores e alunos envolvidos!

    Liliana Silva

    ResponderEliminar