sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Segurança na Internet




O Agrupamento de Escolas Leal da Câmara decidiu assinalar o Dia Mundial da Internet Segura, 9 de fevereiro de 2015, convidando o Inspetor-chefe da Polícia Judiciária de Lisboa, Jorge Duque que coordena a Brigada de Investigação de Pornografia Infantil da Polícia Judiciária. Para a sessão convidou representantes da Escola Segura e da Polícia de Segurança Pública de Rio de Mouro que marcaram presença na sessão enquanto parceiros fundamentais do Agrupamento nesta matéria.

Especialista no combate à criminalidade com tecnologia informática e internet, Jorge Duque sensibilizou a assistência, constituída sobretudo por pais e encarregados de educação e professores, para a importância de participar conteúdos com que os jovens se sintam incomodados através da linha Alerta Segura. Não obstante os educadores já exercerem algum controlo sobre a quantidade de tempo que os jovens passam online, é importante que conheçam os sítios e o modo como estes navegam na internet. Na utilização da internet o convívio entre gerações, ao pôr lado a lado aqueles que possuem mais experiência de vida com aqueles que dominam as tecnologias, deverá ser sempre incentivado. O aumento da consciência dos educadores em relação às atividades que os jovens realizam online deverá ser acompanhado de uma sensibilização para as implicações na vida real destas atividades, uma vez que tudo o que é publicado online pode ser descontextualizado e multiplicado de forma vertiginosa.

Realizada no dia 11 de fevereiro, pelas 20:30 horas, no auditório, esta atividade foi da iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e realizou-se no âmbito do Plano de Formação 2015-2017 do Agrupamento contando, para o efeito, com o apoio da Biblioteca Escolar.


professora Liliana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário