sexta-feira, 17 de julho de 2015

Clube Manga (3)


Logotipo vencedor - Bruno Carrinhas, 1P3



Concurso para a criação de um logotipo do Clube

Por solicitação dos alunos da escola foi criado em setembro de 2014 um Clube de Ilustração Manga e Cultura Pop japonesa na biblioteca. Reuniu em plenário todas as segundas-feiras, pelas 14:15 horas; informalmente reuniu diariamente e, às vezes, mais do que uma vez por dia. E isto, porque este clube não é um clube qualquer: nasceu de uma imensa paixão que alguns alunos sentem pelo anime (banda desenhada japonesa) e pelo manga (desenho aos quadradinhos japonês) e de uma profunda admiração pelos valores e cultura japonesa.

O Plano Anual de Atividades do Clube foi exposto pelos seus membros e incluiu a discussão de temas sugeridos por eles (por exemplo, Otaku e Manga e Realidade), da qual resultou a redação de artigos que foram publicados neste blogue, a redação de uma história sobre corrupção protagonizada por personagens de grande densidade psicológica e que será publicada no próximo ano letivo, a divulgação de desenhos, cartazes e eventos em painel próprio colocado à entrada da biblioteca e a criação de um roteiro de leituras para quem se inicia nesta nova dimensão da realidade e da literatura. No âmbito destas ações fizeram-se novos parceiros, designadamente a loja PT Merch e a Embaixada do Japão que nos ofereceram vários materiais e a possibilidade de, no próximo ano letivo, virem à Escola dinamizar diferentes atividades.

Outra das ações propostas pelos alunos do Clube foi um concurso para a criação de um logotipo e de um nome para o Clube. Foram apresentados diversos trabalhos de grande qualidade, sobretudo atendendo às circunstâncias de que esta não é uma àrea trabalhada nos currículos e de que os seus autores não são alunos dos cursos de artes. A difícil tarefa de seleção dos trabalhos do concurso coube aos professores, Karina Jeppesen,  Tuta Santos e Fernando Neves e aos alunos do Clube que fizeram parte do júri. Os 1.º e 3.º lugares do concurso foram atribuídos ao aluno Bruno Carrinhas (1P3) e o 2.º lugar ao aluno João (11.º C7). Também foram distinguidas as propostas de trabalho das alunas Maria Zolotareva - todos quiseram uma t-shirt com o seu desenho - e Cláudia Nunes (1P3). A sessão de entrega dos prémios decorreu no dia 29 de junho, às 10 horas, na Direção; os cheques-oferta PT Merch foram entregues aos alunos por parte da sub-diretora Lucinda Santos e da professora adjunta do diretor Maria João Gomes.
Parabéns aos vencedores e ilustres concorrentes!

Aos membros do Clube - Daniel Fernandes, Katherynne Seibert, Luís Basto, Luís Cerqueira, Ricardo Santa e Yuri Inocentes  - gostaria de deixar aqui uma palavras de reconhecimento e de admiração pelo modo entusiasta , criativo e empenhado com que se entregaram à dinamização do Clube, constituindo um exemplo do quanto de bom os alunos podem dar a uma escola e a um agrupamento.
No próximo ano letivo, a biblioteca da EPAN vai inaugurar o seu primeiro Clube Manga.
Parabéns também a eles!
O Clube passou definitivamente a constar da oferta formativa do Agrupamento.


professora Liliana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário