terça-feira, 30 de junho de 2015

Ler+ em Inglês






Ler + em Inglês
Livros

Comunicar em línguas estrangeiras e, designadamente, em língua inglesa, tornou-se, na era da globalização em que vivemos, um requisito indispensável ao sucesso no mundo da educação e do trabalho.
Atenta a esta realidade a Biblioteca da ESLC propôs ao grupo disciplinar de Inglês e Alemão a constituição de maletas pedagógicas contendo novos livros de ficção escritos em Inglês (continuação) e Alemão (iniciação). A empresa solicitada para fornecer à Escola estes livros seria o armazém de revenda José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. com sede em Coimbra e que possui livros em inglês, espanhol e alemão, de interesse escolar, das principais editoras estrangeiras: Express Publishing, Parson Longman, Cambridge University Press, Heinemann , MacMillan, Oxford University Press, Edi Numen, Edelsa, Grupo Didascália SA, Pinguin Books e Difusión.

O uso de maletas pedagógicas em sala de aula constitui uma boa prática pedagógica desenvolvida na Escola pelos professores de línguas estrangeiras, desde o ano letivo 2012/2013 e que consiste na integração da leitura de livros no final de todas as aulas da disciplina de Inglês, durante 10 a 15 minutos (os alunos de iniciação ao Alemão também desenvolvem esta atividade no terceiro período), com base na qual farão uma recensão crítica e apresentação do livros aos colegas da turma.

As maletas que neste final de ano letivo se vão constituir integram, não apenas livros selecionados por nível de proficiência, como também livros orientados para determinados àreas vocacionais, pois o uso destas maletas, para além de promover a leitura, adequa-se a uma prática de ensino diferenciado que progressivamente se vai consolidando.

No ano letivo 2015/2016 o 9.º ano da PAN irá introduzir o uso de maletas pedagógicas em sala de aula com livros de Inglês da ESLC - níveis de proficiência 0 e 1.
Agrada-nos muito esta partilha.

Obrigado também ao armazém José de Almeida Gomes &Filhos, Lda. pelo envio de mais de meia centena de livros à consignação e de catálogos atualizados das diferentes editoras.


Filmes

Na Escola os professores da disciplina de Inglês integram frequentemente o visionamento de DVD na lecionação dos conteúdos do programa.
De forma a enriquecer as propostas já existentes, a biblioteca acabou de adquirir os seguintes DVD (ficção):

- Debate pela Liberdade, Jobs, Roubamos Segredos, Quinto Poder, Tron: O Legado, títulos que sugere para o desenvolvimento dos domínios de referência Os Media e a Comunicação Global/Os Jovens na Era Global, do 10.º ano:

- Lixo Extraordinário (documentário - já tínhamos nesta categoria Uma Verdade Inconveniente, 11.ª Hora, The Cove - Baía da Vergonha), O Dia Depois de Amanhã, Wall-e, Elysium, Esquecido, Distrito 9 e Silent Running (já tínhamos Erin Brockovich) sugeridos para tratamento do domínio da referência O Mundo à Nossa Volta, do 11.º ano.

Poder ler e ver todos estes novos documentos quase que  nos dá vontade que o ano letivo 2015/2016 chegue rápido.


professora Liliana Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário