Avançar para o conteúdo principal

Portugal e a Grande Guerra



O momento alto da comemoração da Guerra em março de 2015 foi marcado pela conferência proferida por Aniceto Afonso, autor do livro Portugal e a Grande Guerra, escrito em parceria com Carlos de Matos Gomes e reeditado em 2014 pela editora Verso da História.

       Ocorreu no dia 18, às 15:15 horas, numa biblioteca repleta de alunos, professores, elementos da comunidade, Presidente e outros membros da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e da Direção do Agrupamento. O Coronel do Exército Aniceto Afonso começou por contar a história do processo de elaboração de uma obra de referência como esta que, para além de congregar os maiores especialistas dos temas que versa reúne um número muito significativo de ilustrações com documentos da época que a torna, onze anos depois da sua primeira publicação um documento tão atual e interessante. As razões da Guerra, o quotidiano nas trincheiras e as novas tecnologias da época (por exemplo em áreas como as da medicina e do armamento militar) foram alguns dos temas em discussão.
A fechar a sessão uma notícia trazida em primeira mão: a da criação de um Movimento de Perdão aos Fuzilados na Grande Guerra da iniciativa da Liga dos Combatentes e que, no caso português, recai sobre um único soldado, João Ferreira de Almeida que, com 23 anos de idade, é fuzilado a 16 de setembro de 1917, na Flandres. Oxalá os caminhos labirínticos da burocracia portuguesa não impeçam o reconhecimento oficial deste perdão para que, finalmente, as famílias dos que foram condenados sem justa causa possam ter paz.


         Não poderia fechar este post sem a justa referência ao contributo da Dra. Marília Afonso para o alargamento e melhoria de uma rede de bibliotecas escolares em Portugal aquando do exercício das suas funções na RBE (DRELVT) e por mão de quem Aniceto Afonso nos honrou com a sua presença. 
Amiga fiel da nossa biblioteca ofereceu-nos, desta vez, o lindíssimo e recentíssimo livro de Jorge Castro (textos e imagens), Abril - Um modo de ser, para além de nos deixar as referências bibliográficas do que de mais recente se publicou em Portugal no âmbito da Guerra e do 25 de abril de 1974 e que tem o maior interesse curricular. 

            Aqui fica a nossa palavra de sentido reconhecimento e gratidão.


professora Liliana Silva


[O dossiê da Grande Guerra, publicado a 6 de março de 2015, está disponível aqui ].



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1