terça-feira, 19 de maio de 2015

Guilherme Valente (2)



Exmo. Senhor Dr. Guilherme Valente

Gostaria de agradecer a sua presença na Escola Secundária Leal da Câmara no dia 19 de março de 2015.

O seu discurso mudou a minha vida! Como lhe disse pessoalmente no final da sessão, sei que estou numa fase difícil, em que tenho que fazer escolhas, muitas escolhas que vão, para sempre, mudar o meu futuro e o daqueles que me rodeiam. As suas palavras serviram para eu perceber que existe um mundo para além da escola e que ter conhecimento é a única condição para se viver de forma livre e consciente e ainda para eu refletir sobre a minha própria vida e recordar a minha infância: o prazer de ter um livro nas mãos, sentindo o áspero do papel na ponta dos dedos enquanto a curiosidade me move até ao final da história, é inesquecível!

Tal como o Dr. Guilherme Valente, também eu vivo rodeada de livros. O problema é que pensava que não tinha tempo para os ler e que isso não importava. As suas palavras fizeram lembrar-me o que a minha mãe me disse ao comprar o meu primeiro livro, “Um livro é um amigo que guardamos para sempre”.

Quero que saiba que irei recordar para o resto da minha vida as suas palavras e o momento em que pude sentar-me à mesma mesa que o Senhor enquanto desfrutávamos de um chá quente e de uma fatia de bolo de laranja com chocolate.

Muito obrigada por tudo!

Cumprimentos,

Rita Ferrão, aluna do 11º C2


1 comentário:

  1. Cara Rita:

    Muito obrigado pelas palavras amigas que me dirigiste. Obrigado pela atenção de me terem ouvido. Podes crer que nesse encontro contigo e os teus colegas recebi muito mais do que dei.


    Nunca esqueças que somos nós que escolhemos e vamos sendo o resultado das nossas escolhas. Nada é definitivo, tudo é alterável, o mundo é um mundo mágico (como dizia o Calvin, do "Calvin e Hobbes", conheces?), são inesgotáveis e estão dentro de nós as possibilidades enriquecedoras de o explorarmos, com dignidade e solidariedade. Força, Rita!


    Escreves muito bem, o que só se consegue sendo um bom leitor. Os livros são Amigos que estão em todos os momentos connosco.


    Com a amizade,


    Guilherme Valente

    ResponderEliminar