Avançar para o conteúdo principal

Guilherme Valente (2)



Exmo. Senhor Dr. Guilherme Valente

Gostaria de agradecer a sua presença na Escola Secundária Leal da Câmara no dia 19 de março de 2015.

O seu discurso mudou a minha vida! Como lhe disse pessoalmente no final da sessão, sei que estou numa fase difícil, em que tenho que fazer escolhas, muitas escolhas que vão, para sempre, mudar o meu futuro e o daqueles que me rodeiam. As suas palavras serviram para eu perceber que existe um mundo para além da escola e que ter conhecimento é a única condição para se viver de forma livre e consciente e ainda para eu refletir sobre a minha própria vida e recordar a minha infância: o prazer de ter um livro nas mãos, sentindo o áspero do papel na ponta dos dedos enquanto a curiosidade me move até ao final da história, é inesquecível!

Tal como o Dr. Guilherme Valente, também eu vivo rodeada de livros. O problema é que pensava que não tinha tempo para os ler e que isso não importava. As suas palavras fizeram lembrar-me o que a minha mãe me disse ao comprar o meu primeiro livro, “Um livro é um amigo que guardamos para sempre”.

Quero que saiba que irei recordar para o resto da minha vida as suas palavras e o momento em que pude sentar-me à mesma mesa que o Senhor enquanto desfrutávamos de um chá quente e de uma fatia de bolo de laranja com chocolate.

Muito obrigada por tudo!

Cumprimentos,

Rita Ferrão, aluna do 11º C2


Comentários

  1. Cara Rita:

    Muito obrigado pelas palavras amigas que me dirigiste. Obrigado pela atenção de me terem ouvido. Podes crer que nesse encontro contigo e os teus colegas recebi muito mais do que dei.


    Nunca esqueças que somos nós que escolhemos e vamos sendo o resultado das nossas escolhas. Nada é definitivo, tudo é alterável, o mundo é um mundo mágico (como dizia o Calvin, do "Calvin e Hobbes", conheces?), são inesgotáveis e estão dentro de nós as possibilidades enriquecedoras de o explorarmos, com dignidade e solidariedade. Força, Rita!


    Escreves muito bem, o que só se consegue sendo um bom leitor. Os livros são Amigos que estão em todos os momentos connosco.


    Com a amizade,


    Guilherme Valente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1