Avançar para o conteúdo principal

Comemoração da Grande Guerra




         No ano letivo 2014/2015 a biblioteca da ESCL assinalou a passagem do centenário do início da Grande Guerra (1914-1918) com um conjunto de iniciativas alusivas à participação de Portugal na Guerra na frente militar europeia (Flandres - Bélgica) entre janeiro de 1917 e março de 1919 (chegada dos últimos prisioneiros à metrópole). Trata-se de um modesto contributo para lembrar a participação de Portugal num conflito à escala mundial – o único no qual Portugal participou – e que poderia ter evitado, mas que por ambições imperialistas não quis evitar. Fica-nos a duríssima lição da experiência e o dever de memória deste acontecimento, até agora, tão pouco discutido na lecionação dos programas curriculares das escolas.

A biblioteca realizou esta comemoração, como habitualmente, articulando diferentes perspetivas, documentos e suportes para que uma compreensão tão alargada deste acontecimento frutifique.

O contexto de realização das iniciativas foi criado mediante a exposição na biblioteca de um conjunto de 10 painéis (Portugal e a Grande Guerra) concebidos pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH-UNL) e de peças de artilharia e de uso militar na Grande Guerra amavelmente emprestadas pelo Museu Militar de Lisboa. Foi ainda enriquecido mediante a projeção de um conjunto de imagens devidamente legendadas  e a audição de músicas da Guerra, levantamento gentilmente realizado por Luís Sanches. A recriação, nos jardins da Escola, de uma pequena parcela de um cemitério militar da Guerra que contou com a preciosa colaboração do assistente operacional Paulo Viegas também foi o cenário adequado para homenagem aos soldados desconhecidos e aos homens que, não fazendo suas as razões da Guerra, pagaram com a própria vida o dever de consciência de desertar.

Nestes cenários foram realizadas durante o mês de março de 2015, diariamente e por parte da professora bibliotecária, visitas guiadas a turmas de todos os anos de escolaridade acompanhadas do respetivo professor curricular.

professora Liliana Silva



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1