Avançar para o conteúdo principal

A oeste nada de novo

.
 


Cota: 82-3 REM


Em todo o mundo e sobretudo na Europa Ocidental, a comemoração do centenário da Grande Guerra correspondeu exatamente aquilo que se esperava dela: a realização de um conjunto diversificado de exposições, palestras e ciclos de cinema, publicação de bases de dados e reedição de ensaios e obras de literatura.
Porque existe um manifesto interesse didático de abordagem do tema, verifica-se a importância de disponibilizar estes conteúdos online em formato aberto - daí a importância do dossiê digital da Grande Guerra disponibilizado na Infoteca e no blogue da biblioteca.

Este regra apresenta, no entanto, uma lamentável exceção: o romance de Maria Remarque (pseudónimo de Erich Paul Remark, 1898-1970), A Oeste Nada de Novo, não foi reeditado em Portugal e em outros países e, por isso, só é possível obtê-lo, por pura sorte, em alfarrabistas ou lê-lo em bibliotecas, como é o caso da nossa que tem um único exemplar, por sinal bem velhinho, de 1961.
E esta é uma obra notável porque, sem apresentar juízos de valor sobre a Guerra, descreve toda uma geração de homens física e psicologicamente devastados por ela. Esta intenção podemos lê-la logo nas primeiras linhas: «Esta obra não pretende ser uma acusação nem uma confissão, mas simplesmente uma tentativa de descrever uma geração destruída pela guerra... incluindo aqueles que sobreviveram aos bombardeamentos». Para o realismo da descrição das peripécias vividas pelo protagonista, o soldado alemão Paul Bäumer de 19 anos de idade e seus amigos, muito contribuiu a experiência de Remark que, com 18 anos, foi combater para as trincheiras da Flandres (Bélgica), na qual foi ferido várias vezes.
Durante a II Guerra Mundial esta obra de Remarque foi proibida e exemplares seus queimados.

Outros romances sobre a Guerra, como o de André Brun, A Malta das Trincheiras, são interessantes e até divertidos - na Guerra havia que cultivar o humor para não enlouquecer! - mas Im Westen nichts Neues é um autêntico murro no estômago depois do qual nunca mais seremos os mesmos.

A sessão com o escritor Aniceto Afonso, sobre Portugal e a Grande Guerra, terminou com a leitura dos excertos do livro A Oeste Nada de Novo por parte do encenador do grupo de teatro da Escola, Mário Rui e dos alunos Ana Raquel Lopes e Pedro Sousa no cenário do cemitério militar que a biblioteca recriou. Esta leitura, embora feita pela professora bibliotecária, também fechou todas as sessões realizadas no âmbito do tema da Grande Guerra.

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1