sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Conta um Conto




 

Plano Anual de Atividades – tema do Agrupamento: Cidadania e História(s)

Concurso Conta um Conto

Este ano letivo realiza-se a 12.ª edição do concurso de escrita da Escola Secundária Leal da Câmara intitulado, Conta um Conto. Gostaríamos de o ver alargado ao Agrupamento integrando-o no tema do seu Plano Anual de Atividades. Para tal, sugerimos-lhe o seguinte tema para o Concurso:

Conta-me, eu escrevo e a história faz-se.

Para que a iniciativa receba um maior número de candidaturas e possa desenvolver-se em contexto de sala de aula, gostaríamos que os contos pudessem ser redigidos nas principais línguas que constituem oferta curricular do agrupamento, tais como:

Tell me, I write it and we have history!
Raconte-moi, j’écris et l’histoire se fait!
Dime, lo escribo y tenemos la historia!

Os contos propostos a Concurso, qualquer que seja a língua em que surjam escritos, podem ainda integrar-se no âmbito da divulgação científica, situando-se, por exemplo, na área do ambiente.

                Em todo o caso, o que se pretende é que quem participa no Concurso vá buscar histórias a contextos nos quais as pessoas e a natureza estão a perder a sua identidade pessoal e coletiva, a serem excluídas do sistema e que, através do conto, lhes seja devolvida a voz, o dom da palavra e que ele faça nascer a possibilidade de lhes conservar a memória e de lhes dar um futuro. Estes contos resultam, portanto, de um olhar atento aos outros e ao meio – são estes o verdadeiro sujeito da história contada – e constituem veículos para um despertar da consciência social e ambiental e para a transformação da realidade.

Objeto(s) com História(s)

Ainda integrado no tema do Plano Anual de Atividades a biblioteca escolar do Agrupamento vem propor a dinamização da rubrica, Objeto(s) com História(s) solicitando a todos os convidados que tragam um objeto que, para eles, seja significativo e, com base na sua apresentação, contem uma história que a Escola/o Agrupamento escreverá, preservando-a na sua memória ao lado da representação do objeto que a inspirou.

professora Liliana Silva



Regulamento do concurso: Aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário