sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Biblioteca Digital Mundial






A Biblioteca Digital Mundial já está online. AQUI.
A plataforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo.
Lançada pela Unesco, na biblioteca online encontram-se vários "tesouros" culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo.
O primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller, e o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, estão também disponíveis.
De Portugal é possível aceder, por exemplo, ao plano geral da cidade de Lisboa em 1785, ou ao livro, de 1867, de Affonso de Castro sobre as possessões portuguesas na Oceania.
A plataforma tem sistemas de busca e navegação que permitem aceder a documentos em sete línguas diferentes, inclusive em português.
O projecto da Biblioteca Digital Mundial foi proposto em 2005 e o objetivo seria aumentar o volume e variedade de conteúdos culturais na Internet.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário