domingo, 13 de novembro de 2011

LEFF' 11


Termina este fim-de-semana a 4ª edição do Estoril & Lisbon Film Festival que teve abertura oficial a 4 de Novembro. Já considerada como a melhor programação de sempre, a edição deste ano alargou-se à capital e diversificou ainda mais as suas atividades numa ligação muito abrangente entre diversas formas de expressão artística.Com muitos destaques e antestreias, iniciativas e a presença de muitas figuras notáveis, um dos pontos que mais tem notabilizado este certame é a aposta do seu diretor, o produtor Paulo Branco, na qualidade dos Júris convidados. Este ano, a escolha recaiu, entre outros, em J.M.Coetzee (laureado com o Nobel da Literatura em 2003), Paul Auster (escritor e realizador), Don de Lillo (que assina Cosmopolis,),  Peter Handke (escritor), Luca Guadagnino (realizador), Gidon Kremer (Músico) e José Barrias (artista em diversas áreas, como pintura, desenho e fotografia).

Das obras presentes têm sido realçadas pela crítica como favoritas: Faust de Sokurov (Leão de Ouro em Veneza este ano), Melancholia, de Lars Von Trier e A Dangerous Method de David Cronenberg.

Para além de sessões especiais de retrospetiva e de homenagem a realizadores recentemente desaparecidos, foram apresentados em paralelo outros eventos como concertos, exposições de pintura e fotografia e o Simpósio: Que futuro para as industrias culturais na era da Internet? acerca dos direitos autorais.

O destaque para a última sessão, onde será atribuído o prémio de melhor filme da edição de 2011, vai para o filme de encerramento, La Piel que Habito, de Pedro Almodovar.


professora Guadalupe Gomes


Sem comentários:

Enviar um comentário