Avançar para o conteúdo principal

Dia do Mar



Dia Nacional do Mar – 16 de novembro

“Uma língua é um lugar donde se vê o mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir.
Da minha língua vê-se o mar.” 
                                                                                                               Vergílio Ferreira

Foi no dia 19 de novembro, pelas 10 horas que a Escola Secundária de Leal da Câmara marcou presença na loja Pingo Doce do Fórum Sintra para dizer poemas de escritores portugueses alusivos ao mar.

Num cenário construído em redor de uma pequena embarcação, depositada sobre redes de emalhar, areia, conchas e búzios e no qual se podiam observar instrumentos de pesca artesanal, como os alcatruzes para a pesca do polvo e os covos para a captura do safio, da enguia e da lagosta, os alunos do grupo de teatro da Escola criavam cenas do quotidiano daqueles que encontram no mar o seu sustento. Fazendo acompanhar o grito de expressões como “Olhem! Há peixe!”, “Vamos! Força! Puxem a rede!”, dos gestos de quem puxa as redes lançadas ao mar, os alunos dispunham-se configurando a própria embarcação que lhes servia de cenário. Neste quadro ouviam-se excertos da Canção do Mar de Mariza.

Após esta cena de abertura, os alunos assumiram as figuras do pescador, da varina transportando canastras de vime sobre rodilhas depositadas na cabeça e de seres criados pela fantasia, como as sereias e os tritões. Disseram então poemas de escritores como Sophia de Mello Breyner Andresen, Almeida Garrett, Eugénio de Andrade, Matilde Rosa Araújo e Luísa Ducla Soares.

A sessão terminou com os alunos em interação com o público, designadamente as crianças que olhavam com surpresa e maravilha toda a representação.

Estes momentos mágicos feitos a pensar naqueles que visitam a loja Pingo Doce no Fórum Sintra foram preparados com a colaboração da D. Helena Moreira e receberam o apoio do Eng. João Neves, diretor da loja. A Escola Secundária de Leal da Câmara quer deixar-lhes aqui uma palavra de especial agradecimento. Um sincero obrigada também ao pescador do mercado da Ericeira que emprestou os instrumentos de pesca artesanal que configuraram este especial Dia do Mar.
Bem hajam!

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1