Avançar para o conteúdo principal

Rodolfo Castro






Rodolfo Castro - Habitar o som. Uma proposta de compreensão leitora e leitura em voz alta.

O som é a primeira casa em que habitamos. Som de proximidade e de afetos, som de embalo, daqueles que nos geraram contando-nos histórias sobre nós próprios e sobre a sua experiência – real ou ficcionada - das coisas. Formamos a nossa memória e identidade, conhecemos e imaginamos o mundo a partir de narrativas, mais marcadas pelo canto de colo daqueles que cuidavam de nós do que pelos conteúdos que nos iam transmitindo. Neste contexto, ler constitui uma necessidade vital e um prazer que antecede a fase do nascimento.
Ler literatura em voz alta em sala de aula, dando-se o direito de desfrutar da história lida, imaginando-a e acreditando nela, constitui o grande desafio que se coloca ao professor moderno, mais treinado para transmitir informação útil especializada do que em desenvolver a compreensão leitora dos jovens.
Estas foram algumas das ideias apresentadas, de forma apaixonada e bem humorada, pelo narrador oral argentino Rodolfo Castro.
A sessão decorreu no auditório, tendo sido transmitida, em direto, por videoconferência, para a biblioteca e, através do projeto TVLC, para toda a Escola e para o mundo. No âmbito desta iniciativa foi aberto um chat que foi recebendo participações por parte dos elementos que seguiam a sessão na biblioteca e na Internet. As professoras Teresa Lucas e Maria João Martins acompanharam o desenvolvimento da iniciativa na biblioteca, dando feed-back da mesma junto da assistência reunida no auditório. Segundo o professor Rui Hilário, “a sessão na biblioteca foi ainda mais divertida do que a do auditório”.
Para esta iniciativa a Escola teve o privilégio de receber, para além dos alunos das turmas 10.º H4, 10.º E1, 11.º C7 e 11.º P3, alunos do grupo de teatro Reticências, professores de todas as disciplinas, elementos da Direção, representantes da Câmara Municipal de Sintra, as coordenadoras interconcelhias de bibliotecas escolares de Sintra e da Amadora, vários professores bibliotecários do concelho, para além de professores de outras escolas.
O texto de Rodolfo Castro, Os peixes, o infinito  e os livros, lido pela aluna Beatriz Darame do 12º ano, encerrou a sessão.
Asseguraram – na perfeição! - a parte técnica destas três horas mágicas em torno da leitura, os alunos do Centro de Produção, dirigidos pelo professor Rafael Figueiredo e o professor Rui Hilário.
Bem hajam!

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1