quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cancioneiro medieval


Alguma vez se imaginou a folhear um cancioneiro medieval?
Passar um a um os fólios dos velhos cancioneiros que nos permitiram chegar ao conhecimento de uma parte significativa da nossa literatura medieval é agora um privilégio ao alcance de todos graças ao projeto Littera, edição, atualização e preservação do património literário medieval português, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e sediado no Instituto de Estudos Medievias da FCSHUNL.
Cantigas Medievais Galego-Portuguesas  é o site que resulta do trabalho deste projeto e disponibiliza a totalidade das cantigas galego-portuguesas que chegaram até nós através dos Cancioneiros da Ajuda, da Vaticana e da Biblioteca Nacional, bem como as músicas e a pauta, sempre que disponíveis. As cantigas estão ordenadas por ordem alfabética e podemos aceder a informação sobre os autores, bem como percorrer as iluminuras, consultar a “Arte de Trovar”, ou informação sobre as personagens ou os locais referidos nas cantigas. É um site acessível ao público em geral, mas é também um instrumento precioso de trabalho para especialistas, já que a publicação obedece a critérios de seleção e edição cuja explicitação é feita no próprio site.
O site das cantigas medievais irá ser apresentado publicamente hoje, dia 27, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e amanhã, dia 28, na Biblioteca Nacional. Em ambos os casos, às 18 horas.
professora Luísa Supico


Sem comentários:

Enviar um comentário