Avançar para o conteúdo principal

Ler mais




Secundária de Leal da Câmara,  uma escola a Ler+

Dia 6 de Julho de 2011 a Escola foi oficialmente convidada a integrar, no ano lectivo 2011/2012, o Projecto aLer+. Este Projecto, da iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e da Fundação Calouste Gulbenkian e foi concebido com base no projecto do Reino Unido, Reading Connnects – National Reading Trust. Criado há três anos atrás, integra 77 escolas e, a partir do próximo ano lectivo, mais 5 escolas, uma das quais a Leal da Câmara. Na área da biblioteca escolar constitui o maior galardão que lhe poderia ter sido atribuído e este reconhecimento foi-lhe dado publicamente no III Encontro do Projecto aLer+ que teve lugar dia 15 de Julho, na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa.

Neste encontro estiveram presentes, para além da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a directora geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Alexandra Marques. O Senhor Comissário do PNL, referindo-se às escolas que integram este Projecto, denominou-as “faróis, escolas inspiradoras que exercem um efeito de contágio, levando a leitura a extravasar o seu território e a infiltrar-se nas outras escolas e na comunidade”. Neste Encontro, no qual a Escola participou, foi já anunciada a data da Conferência Anual aLer+ que vai ter lugar no Instituto Calouste Gulbenkian em Lisboa: dias 13 e 14 de Setembro.

Face à oportunidade de integrar esta rede nacional de escolas leitoras, cabe à Leal a responsabilidade de mobilizar e desenvolver as vontades e as capacidades de todos aqueles que a constituem para que todos saibam ler mais e melhor na Escola e para além dela.

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1