terça-feira, 7 de junho de 2011

Escrita Criativa



Escrita Criativa era o tema para o encontro na biblioteca entre a escritora Raquel Ochoa e uma turma do 10.º ano, na sexta-feira, 3 de junho.

A sessão ficou marcada pela leveza, simplicidade e simpatia da autora, que também já foi aluna da Leal. As viagens da autora e a função da escrita na sua vida prenderam a nossa atenção e transportaram-nos a paragens longínquas, estimularam a nossa imaginação, espevitaram a nossa curiosidade… Também a nossa criatividade foi desafiada – a escritora propôs que reescrevêssemos a história do Capuchinho Vermelho sem usar a vogal “u”.
Aqui ficam alguns dos resultados desse desafio.

"Certo dia a mãe da menina da capa vermelha pede-lhe para levar a cesta do lanche à avó, habitante do lado de lá da floresta. Era importante evitar o lobo e percorrer os caminhos mais protegidos.
Mas a floresta era encantadora nos recantos mais afastados e era impossível resistir-lhe… "

professora Luísa Supico

No contexto desta actividade foram entregues os prémios do concurso "Conta um Conto", cujos textos publicaremos em breve.

1 comentário:

  1. Capinha Vermelha
    Certo dia, a mãe da capinha vermelha disse à filha para levar o cesto de compras à avozinha. A menina lá foi toda contente por ir visitar a avó. Mas pelo caminho o lobo (aparecera à sua frente) disse:
    -Onde vais?
    - Visitar a minha avó que está doente… - Disse a menina.
    -Onde é a casa dela?
    -Fica depois da montanha é logo a terceira casa à direita.
    -Então olha, vai por este caminho… é mais perto!
    -Obrigada.
    E lá foi ela, pelo caminho mais longe, pensando ser o mais perto. Depois de chegar foi à divisão mais acolhedora da casa, visto não a ter encontrado no resto da casa, e lá estava a avó. Depois de bater à porta e entrar foi logo falar com a avó:
    -Olá avó trago-lhe um cesto com compras, sei que está um bocadinho doente.
    -Obrigada minha netinha. – Disse o lobo, mascarado de avozinha.
    -Avó está com a voz tão grave…
    -É devido à tosse.
    -Avó tem os braços tão grandes…
    -É para te abraçar melhor.
    -Avó mas tem as orelhas tão grandes…
    -É para o aparelho caber melhor.
    -Avó mas e os olhos? Estão tão grandes!
    -Oh minha netinha, é para ter ver melhor.
    -Avó tem uma boca tão grande!
    -É para te comer melhor!
    O lobo, faminto, foi atrás da menina. Esta com medo, corria para não ser apanhada. Antes de ser apanhada, apareceram os lenhadores da floresta e como viram a menina em perigoso ajudaram-na, deram cabo do lobo.
    A menina depois de tanta correria já sabia a lição: Não falar com estranhos. E dali para frente tem visitado a avó sem correr perigo.

    ResponderEliminar