Avançar para o conteúdo principal

Prémio DN

(clique na foto para ampliar a imagem)

O ensino português tem pouca qualidade. Os professores têm uma formação deficiente e os alunos são muito fracos e desinteressados. Estas são ideias que alimentamos e lamentamos de braços caídos. No entanto, se olharmos com atenção e paixão, encontramos escolas a participarem em iniciativas extracurriculares de grande interesse social e cívico mostrando trabalho de qualidade. É preciso dar mais visibilidade mediática a iniciativas deste género para despertar nas pessoas um sentimento de esperança e vontade de mudar o que não está bem.
A Leal da Câmara venceu, com mais cinco equipas, o concurso DN Escolas. A vitória ficou a dever-se em grande parte a um conjunto de alunos motivados, trabalhadores (chegaram a trabalhar no projecto ao fim-de-semana), inteligentes e boas pessoas. A este grupo juntou-se um conjunto de professores empenhados, uma escola (funcionários, professores e alunos) dinâmica e órgãos de direcção sempre prontos a dar apoio a eventos deste género.

A iniciativa do DN deu aos alunos a possibilidade de mergulharem no mundo do jornalismo, explorarem diferentes problemas da sociedade portuguesa e partilharem preocupações com importantes e distintas personalidades portuguesas. Tão ou mais importante do que tudo isto: os alunos vencedores perceberam que o trabalho árduo compensa, que com esforço os obstáculos podem ser superados.

Ao fim e ao cabo, cabe-nos a todos criticar ideias feitas, alimentar a desobediência e o inconformismo esclarecidos com todas as armas ao nosso dispor, por muito simples que sejam, tal como foi a participação do grupo do 100Letras no concurso DN Escolas.

professor António Narciso, in Jornal 100 Letras, nº 78,  Junho 2011, pág 12.

Comentários

  1. Parabéns a todos, Alunos, Professores e Funcionários.
    Mas quem será aquele aluno de cor de rosa?
    Saudações bem-dispostas,
    Luís Vilela.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1