Avançar para o conteúdo principal

Escrita Criativa



Escrita Criativa era o tema para o encontro na biblioteca entre a escritora Raquel Ochoa e uma turma do 10.º ano, na sexta-feira, 3 de junho.

A sessão ficou marcada pela leveza, simplicidade e simpatia da autora, que também já foi aluna da Leal. As viagens da autora e a função da escrita na sua vida prenderam a nossa atenção e transportaram-nos a paragens longínquas, estimularam a nossa imaginação, espevitaram a nossa curiosidade… Também a nossa criatividade foi desafiada – a escritora propôs que reescrevêssemos a história do Capuchinho Vermelho sem usar a vogal “u”.
Aqui ficam alguns dos resultados desse desafio.

"Certo dia a mãe da menina da capa vermelha pede-lhe para levar a cesta do lanche à avó, habitante do lado de lá da floresta. Era importante evitar o lobo e percorrer os caminhos mais protegidos.
Mas a floresta era encantadora nos recantos mais afastados e era impossível resistir-lhe… "

professora Luísa Supico

No contexto desta actividade foram entregues os prémios do concurso "Conta um Conto", cujos textos publicaremos em breve.

Comentários

  1. Capinha Vermelha
    Certo dia, a mãe da capinha vermelha disse à filha para levar o cesto de compras à avozinha. A menina lá foi toda contente por ir visitar a avó. Mas pelo caminho o lobo (aparecera à sua frente) disse:
    -Onde vais?
    - Visitar a minha avó que está doente… - Disse a menina.
    -Onde é a casa dela?
    -Fica depois da montanha é logo a terceira casa à direita.
    -Então olha, vai por este caminho… é mais perto!
    -Obrigada.
    E lá foi ela, pelo caminho mais longe, pensando ser o mais perto. Depois de chegar foi à divisão mais acolhedora da casa, visto não a ter encontrado no resto da casa, e lá estava a avó. Depois de bater à porta e entrar foi logo falar com a avó:
    -Olá avó trago-lhe um cesto com compras, sei que está um bocadinho doente.
    -Obrigada minha netinha. – Disse o lobo, mascarado de avozinha.
    -Avó está com a voz tão grave…
    -É devido à tosse.
    -Avó tem os braços tão grandes…
    -É para te abraçar melhor.
    -Avó mas tem as orelhas tão grandes…
    -É para o aparelho caber melhor.
    -Avó mas e os olhos? Estão tão grandes!
    -Oh minha netinha, é para ter ver melhor.
    -Avó tem uma boca tão grande!
    -É para te comer melhor!
    O lobo, faminto, foi atrás da menina. Esta com medo, corria para não ser apanhada. Antes de ser apanhada, apareceram os lenhadores da floresta e como viram a menina em perigoso ajudaram-na, deram cabo do lobo.
    A menina depois de tanta correria já sabia a lição: Não falar com estranhos. E dali para frente tem visitado a avó sem correr perigo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1