Avançar para o conteúdo principal

Helena Marujo



As principais organizações mundiais de saúde informam que actualmente a depressão é responsável por uma morte em cada 75 minutos e prevêem que esta doença venha a ser, em 2020, a segunda causa de morte em todo o mundo. Em Portugal e de acordo com o Alto Comissariado da Saúde e o INFARMED venderam-se, em 2006, 20,3 milhões de embalagens de psico-fármacos, valor que corresponde a uma média de duas embalagens por pessoa. Nos EUA gastam-se actualmente cerca de 15 mil milhões de euros por ano neste tipo de medicamentos. Nestes valores importa destacar que os gastos com a medicação em crianças foram maiores para tratar problemas de comportamento do que problemas de saúde física (Medic Health Solutions) e que a medicação tem aumentado ao mesmo tempo que tem diminuído o apoio dado às pessoas pelos serviços de saúde mental (Martin & Leslie).

A par deste consumo, os países ditos desenvolvidos produziram uma cultura da doença mental, de acordo com a qual a melhor forma de lidar com as emoções é o uso de medicamentos. Por isso fabricaram pílulas para descontrair, para diminuir a tristeza, para levar as crianças a acalmarem-se e a ter boas notas.

Neste contexto, as psicólogas Catarina Rivero e Helena Marujo explicam em Positiva-mente que a necessidade de combater as emoções negativas, conforme se propõem, decorre do facto da experiência destas impedir o ser humano de restaurar a ordem subjectiva interior e de focar a atenção em tarefas externas que lhe permitam desfrutar dos momentos presentes (fluir). Emoções como a tristeza, a ansiedade, o medo e a culpa produzem pensamentos ruminantes, auto-alimentam-se e tendem a tornar-se um hábito, produzindo entropia psíquica. Neste combate importa desmistificar algumas ideias, tais como: o dinheiro traz felicidade; as circunstâncias determinam a felicidade; o passado determina o comportamento, conforme defende a Psicanálise e outras teorias da mente humana.

Sustentando que a felicidade vem mais do fazer do que do ter (a partir de um nível médio de satisfação das necessidades materiais, a riqueza deixa de ter um impacto significativo no bem-estar das pessoas) e que decorre do desenvolvimento da espiritualidade, que a forma como encaramos as circunstâncias e o passado influencia mais as nossas emoções do que aquilo que efectivamente nos acontece(u), Catarina Rivero e Helena Marujo sugerem em Positiva-mente uma diversidade de técnicas que podem contribuir para eliminar o sofrimento desnecessário e cultivar a resiliência (capacidade para lidar com a adversidade), necessárias a uma vida mais satisfatória.

professora Liliana Silva



O livro está disponível na biblioteca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1