terça-feira, 10 de maio de 2011

Vitorino Magalhães Godinho

(disponíveis os 4 volumes)



No passado dia 26 de Abril, com 92 anos, morreu o Professor Vitorino Magalhães Godinho. Foi um dos nossos mais ilustres historiadores, a par de Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Damião Peres ou Jaime Cortesão.

Considerado uma das maiores figuras da investigação mundial da economia dos descobrimentos, ainda muito novo iniciou pesquisas sobre a História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa centrado em dois aspectos: levantamento minucioso, erudito, das fontes ligadas a essa temática e estudo das culturas e civilizações antes da chegada dos portugueses.

Partindo das reflexões e investigações de Oliveira Martins, Jaime Cortesão e Duarte Leite, actualizou e renovou os estudos de história da expansão portuguesa numa perspectiva global, o que possibilitou comprovar a importância dos portugueses no desenvolvimento da economia mundial.

Destacou-se ainda pela resistência à ditadura (o que lhe valeu por duas vezes o afastamento da universidade portuguesa) e, impossibilitado de ser professor na Faculdade de Letras de Lisboa, foi para Paris, voluntariamente, onde esteve como investigador e bolseiro no Centre National de la Recherche Scientifique (1947-1960), junto da equipa dos Annales e de historiadores como Lucien Febvre, Fernand Braudel e Ernest Labrousse. Doutorou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Paris, em 1959.

Em 1960 regressou a Lisboa como professor catedrático do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos. Anos mais tarde voltou a França, à Faculté de Lettres et Sciences Humaines da Universidade de Clermont Ferrand, onde permaneceu até 1974.

Foi um dos pioneiros das Ciências Sociais em Portugal e fundador da Sociologia na Universidade Nova, onde criou uma autentica fusão aprofundada entre a Historiografia e a Sociologia, muito na linha da segunda fase e da terceira fase da "Revue des Annales".

Da sua vasta obra salienta-se “Os Descobrimentos e a Economia Mundial” que se encontra disponível no Centro de Recursos da nossa escola.

professor João Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário