terça-feira, 17 de maio de 2011

Jornadas (2)






Os conferencistas Prof. Doutor Carlos Correia* e o Dr. António Narciso** muito nos honraram com a sua presença no segundo dia das JORNADAS, dia 4 de Maio, subordinado ao tema “Estórias de ensino e de aprendizagem”.

O Dr. Carlos Correia veio falar-nos sobre “Novas Estratégias de Leitura e de Escrita em Suportes Digitais”, começando a sua intervenção com uma citação de Nietzsche: “Os materiais com que lemos e escrevemos são parte integrante da forma como pensamos”. Começamos nas pinturas rupestres, passamos pelas plaquetas de argila, papiro, ossos de boi, carapaças de tartaruga, pergaminho e chegamos, com Guttenberg, à tipografia. Hoje usamos os computadores, Smart Phone, iPad e está aí a chegar o E-Paper: Plastic Logic (folha electrónica).

Como pensam, então, os nossos alunos, jovens “nativos digitais”? Como é que as crianças, hoje, aprendem a ler e a escrever? Aprendem num triplo registo Audio-scripto-visual. Estamos todos a assistir a uma revolução mental: o mundo analógico está progressivamente a perder terreno para o mundo digital a que temos que nos adaptar, principalmente aqueles que, como eu, nasceram antes de 1981 e são classificados como “emigrantes digitais”.

O Dr. António Narciso fez uma comunicação sobre “Metamorfoses de um Professor de Liceu: Diário de Viagem.”

Um sonho. Uma professora. Um diário. O diário de uma professora registando as suas metamorfoses e a sua “fuga” para a Patagónia.
São quatro as transformações que esta professora sofreu: primeiro (em início de carreira) aparecia aos seus alunos como professora conferencista e era ela a luz de que os alunos necessitavam para aprender. Dava-se o caso que muitos não conseguiam aprender mas, o problema estava neles, nela é que não. A segunda fase da metamorfose é definida como professora militante, os alunos são a sua plateia e são eles que vão transformar o mundo. Surge a insatisfação e uma nova transformação, agora para a figura da professora pedagoga, aquela que visa a constituição de uma comunidade de investigação. Finalmente, surge a professora projecto. O contágio de crenças marca esta etapa. A relação com os alunos é uma relação com pessoas, com indivíduos, cada um diferente do outro.

Um filme. Foi com o excerto de um filme que acabou a comunicação: Les Choristes.
Maravilhosa a voz daquele menino!

professora Rosa Borges

_____________________________________________
*O Dr. Carlos Correia é escritor, professor universitário e pioneiro no desenvolvimento de aplicações multimédia em Portugal e é responsável por mais de centena e meia de aplicações, encomendas de instituições públicas e privadas, tendo algumas sido premiadas, nacional e internacionalmente. Na juventude, o Dr. Carlos Correia, foi jornalista. Mais tarde colaborou na Televisão (R.T.P.) onde foi autor e apresentador de programas de divulgação literária. A interacção do conjunto de actividades exercidas no jornalismo, no teatro, na televisão e na escrita criativa esteve na origem de projectos de investigação sobre linguagens multimédia. É Director do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas – C. I. T. I., da Universidade Nova de Lisboa.

 
**O Dr. António Narciso é professor do Ensino Secundário, no domínio da Filosofia e integra o quadro de professores da Escola Secundária de Leal da Câmara. Mestre em Ética pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Filosofia – Ramo Educacional -, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Criador de um manual escolar para o Ensino Recorrente (décimo ano), por módulos capitalizáveis. Co-coordenador do jornal escolar 100 LETRAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário