Avançar para o conteúdo principal

Jornadas (1)



No primeiro dia das JORNADAS, dia 29 de Abril, recebemos o Dr. Laborinho Lúcio* que veio à nossa escola trazer-nos reflexões bastante interessantes sobre “Educar para a Cidadania”. A inteligência, o conhecimento, a sensibilidade e o sentido de humor do conferencista inspiraram e contagiaram todos os que estiveram presentes.

Muito do que foi dito nos inspirou e implicou. Sublinho a distinção entre pensamento único/obediência e pensamento crítico/rebeldia e a relação entre solidariedade e egoísmo.

Por oposição ao pensamento único, segundo o qual a educação é educação para a obediência, o Dr. Laborinho Lúcio, de modo convicto, escolheu o pensamento crítico, aquele modelo de pensamento que é capaz de formar “rebeldes competentes”, segundo as palavras de Boaventura de Sousa Santos: “O que se deve pedir à escola é que forme rebeldes competentes”, isto é, que fomente o pensamento crítico, que ensine a dizer NÃO, NÃO à arrogância da tolerância condescendente.

Fez-nos assim perceber que a cidadania nos convoca hoje para a solidariedade, para o reconhecimento da igualdade do outro. Educar para a Cidadania é educar para os Direitos, o mesmo é dizer, educar para a liberdade, para a autonomia crítica, para o reconhecimento de que os deveres são a condição de possibilidade do exercício dos direitos.


professora Rosa Borges




___________________________________
*Do seu vasto e rico currículo destacamos:
O Dr. Laborinho Lúcio é Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Integra o Conselho Superior de Magistratura. Foi secretário de Estado e Ministro da Justiça. Foi Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores.
Membro fundador da Associação de Apoio à Vítima.
Autor de várias obras, entre as quais, “Educação, Arte e Cidadania”.
Concebeu e coordenou, na Universidade Autónoma de Lisboa, o “Programa Malhoa”, no domínio do exercício activo da cidadania.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1