Avançar para o conteúdo principal

Filmes de marca: Billy Elliot


"Como que desapareço. Ali estou a voar como um pássaro. É como a eletricidade."(Billy Elliot)



Existem vários filmes que me marcaram, mas este foi, certamente, um dos que teve mais impacto em mim.

A ação do filme decorre em Inglaterra em plena crise causada pela greve mineira que decorreu na década de 80, devido à falta de condições de vida e baixos salários.

O tema central é ainda bastante atual, porque continua a estar presente na nossa sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao preconceito e aos estereótipos.

O filme Billy Elliot (2000), realizado por Stephen Daldry, tem o nome da personagem principal. Billy é um menino de onze anos, órfão de mãe, que apenas vive com o pai, o seu irmão mais velho e a sua avó, que tem Alzheimer e por quem Billy é responsável.

Billy treina boxe nos seus tempos livres, tal como todos os rapazes na altura, e é no ginásio que descobre e se sente atraído por uma aula de ballet. Perante a curiosidade de Billy a professora convida-o a entrar e a juntar-se às raparigas, e é assim que Billy descobre a paixão pelo ballet e começa a frequentar as aulas às escondidas da família.

Este filme sensibilizou-me bastante não só pelo contexto social de baixo nível económico e de baixa escolaridade, marcado por uma mentalidade fechada e de luta pela sobrevivência, como também pela coragem de Billy para frequentar as aulas e avançar no ballet. A sua atitude é, de facto, muito inspiradora e motivadora.

O amor do Billy à dança contagiou-me e dei por mim a viver os sentimentos da personagem, as suas conquistas, as suas desilusões, as suas dificuldades e, sobretudo, a sua coragem de vencer o preconceito e lutar por um sonho tão difícil de realizar.

Este filme deixa marca, porque faz-nos perceber que nada é impossível e que vale a pena lutar pelos nossos sonhos, por aquilo que nos faz felizes e que nos completa, e que o resultado dessa força consegue demover mesmo os preconceitos mais enraizados na sociedade.

Este filme também me marcou pela manifestação de amor de um pai que, embora não compreendendo a atração do seu filho pela dança, consegue ajudá-lo a tentar alcançar o seu sonho de ser bailarino. Talvez por essa razão, a passagem do filme que mais me marcou foi quando o pai toma a decisão de furar o bloqueio do piquete de greve e vai trabalhar para conseguir dinheiro para Billy poder ir a uma audição em Londres. É realmente emocionante e uma lição de vida!

Carolina A., 12.º ano

Veja o trailer aqui:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1